segunda-feira, 20 de abril de 2009

UMA "CLÍNICA" DE EXORCISMO EM PORTUGAL


Uma controversa clínica que alegadamente realiza exorcismos foi aberta em Portugal.

Fernando Nogueira, que chama a si próprio de parapsicólogo, disse que abriu o Centro de Ciências Ocultas para que os doentes possam ser salvos de espíritos malignos e tratados com dignidade.

Nogueira, que não tem formação e frequentou a escola por apenas quatro anos quando criança, é conhecido localmente como o feiticeiro de Fafe. Os pacientes permanecem na clínica por cerca de três dias, e o exorcismo é um último recurso, diz ele.



Nem todo mundo concorda com os tratamentos. O Dr. Alexandre Castro Caldas, neurologista e ex-Presidente da International Neuropsychological Society, acredita que a fé nos curandeiros pode ser perigosa.

"Possessões espirituais são invenções, não têm base científica. Às vezes as pessoas são tratadas por médicos por um longo tempo, se voltam para essas pessoas e deixam de tomar os medicamentos prescritos, o que pode levar a alguns resultados muito perigosos", disse ele.



Dentro da clínica, crucifixos e estátuas católicas são exibidas, e numa placa acima de uma porta se lê "quarto de exorcismo". Nogueira chama de "a minha sala de emergência", porque ele diz que muitos pacientes são suicidas quando chegam pela primeira vez à clínica.



Um exorcismo envolve a retirada de um espírito do corpo, de acordo com o "parapsicólogo". Mas com a maioria dos pacientes, o médium ouve o espírito que deve partir por sua própria iniciativa, se seus desejos são cumpridos.

Uma paciente de 17 anos, Sonia, disse que se voltou para a clínica após um amigo invejoso lançar-lhe um "mau olhado". Sua mãe Maria disse: "Nós fomos ver o médico primeiro. Ela estava com dores de cabeça e desmaiava muito. Fizeram os testes, mas tudo o que se disse é que era " o sistema nervoso "."



O tratamento de Sonia feito por Nogueira, envolve toques com uma chave enorme e um crucifixo, enquanto ela parece estar em um estado inconsciente.



Fonte: Sky News

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...