quarta-feira, 6 de maio de 2009

DESCOBREM 200 ESPÉCIES DE ANFÍBIOS EM MADAGÁSCAR

Boophis ulftunni

São na sua maioria geneticamente muito diferentes das espécies já conhecidas.

Entre 129 e 221 novas espécies de anfíbios foram descobertas em Madagascar, o que praticamente duplica a fauna atual de anfíbios conhecidos da ilha.


Boophis bottae

A pesquisa, publicada na revista "Proceedings" da U. S. National Academy of Sciences, descobriu que o número de anfíbios de Madagascar, uma das zonas com maior biodiversidade do planeta, tem sido significativamente subestimado.


Boophis genus

De acordo com os pesquisadores, ao extrapolar estes resultados para uma escala global, a diversidade global de anfíbios pode ser mais do que o dobro da atual.

De acordo com David R. Vieites, um investigador do CSIC (Conselho Superior de Investigação Científica) que participou do estudo, "a diversidade das espécies de Madagascar está longe de ser conhecida e ainda há muito trabalho a ser feito".


Mantidactylus genus

"Especificamente, os nossos dados indicam que o número de novas espécies de anfíbios não só tem sido subestimada, mas as novas espécies são encontradas em todo o território e não apenas em áreas que ainda não tinham sido exploradas".

Desta forma, os pesquisadores identificaram 31 e 10 novas espécies nos dois parques nacionais mais visitados e estudados, Ranomafana e Mantadia / Analamazaotra respectivamente.

O relatório propõe vários critérios, morfológicos, genéticos e de bioacústica, para classificar as espécies candidatas (aquelas que foram identificadas como espécies novas, mas que ainda não foram formalmente descritas) em diferentes categorias.


Boophis genus

"A utilização desses critérios, bem como a integração de diferentes técnicas no âmbito de um princípio de coerência pode ajudar a acelerar o processo de inventário e descrição das espécies do planeta", disse Vieites.

Mais importante ainda, esses anfíbios são em sua maioria geneticamente divergentes no que diz respeito às espécies já conhecidas.


Biodiversidade


Além disso, o trabalho mostra que o total da biodiversidade da ilha, não apenas de anfíbios, pode ser muito maior do que se supunha, de modo que a destruição dos seus ambientes naturais pode estar afetando um maior número de espécies.

Boophis genus

Tendo em conta que mais de 80% do habitat natural de Madagascar desapareceu no século passado, o dado é particularmente alarmante.

23 por cento das espécies de anfíbios de Madagáscar não são encontradas dentro de áreas protegidas, e muitas dessas espécies estão em claro perigo de extinção pela destruição do habitat.

"Embora nesta década tenham sido criados muitos parques nacionais e reservas que protegem uma vasta área do território da ilha, a atual instabilidade política levou ao desflorestamento das zonas de bosque dentro dos parques nacionais, trazendo incerteza sobre o futuro da rede de áreas protegidas ", advertiu Vieites.


Boophis aff elenae

O investigador acrescentou que ainda existem muitas áreas de floresta virgem para explorar e, portanto, existem provavelmente muitas espécies desconhecidas.

De fato, cerca de um quarto das espécies foram encontradas em áreas não protegidas, o que deverá servir como advertência, tendo em conta a taxa de desaparecimento das florestas tropicais da ilha não protegidas.

Madagáscar é a quarta maior ilha do mundo e um dos pontos de maior biodiversidade do planeta (os chamados "pontos quentes da biodiversidade".) abriga um grande número de espécies, em sua maior parte endêmicas (apenas encontradas alí).


Boophis aff miniatus Ranomafanakely

"Para se ter uma ideia da sua diversidade, enquanto que na Península Ibérica há cerca de trinta espécies de anfíbios e na Alemanha cerca de vinte, em uma única localidade em Madagáscar pode ter mais de cem", disse Vieites.

Participaram da investigação, além do CSIC, pesquisadores da Universidade Técnica de Braunschweig, o Museo Regionale di Scienze Naturali, de Turim, o Hessisches Landesmuseum de Darmstadt, e o Museu Zoologische Staatssammlung de Munique.


Fonte: El Mundo/National Geographic

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...