quinta-feira, 18 de junho de 2009

Encontrados novos fósseis de grandes dinossauros em Teruel, Espanha


Apenas três semanas após começar a campanha de escavações deste ano em Riodeva (Teruel) , a equipe de paleontólogos encontrou novos fósseis, e um em especial, uma vértebra enorme.

Embora ainda não confirmado, parece que pertence ao
dinossauro gigante Turiasaurus riodevensis, que apareceu pela primeira vez em 2003 e já é considerado, com seus 35 metros de comprimento, o maior da Europa.

Além disso, os pesquisadores encontraram uma pata traseira quase completa de um dinossauro que até agora não havia aparecido no sítio. Os fósseis encontrados em Teruel estão no laboratório para sua preparação e posterior estudo.

O processo é lento, e até que a
campanha de escavação termine no final de julho, os paleontólogos não irão tratá-los. Segundo explicaram, "tudo depende de quantos fósseis serão encontrados."

"É incrivel encontrarmos tantas coisas desde que começamos esta campanha", explica Luis Alcalá, diretor da Fundação Conjunto Paleontologico Teruel-Dinopolis.

Mas é uma "grande notícia" para os paleontólogos, que esperam recuperar mais ossos do gigante Turiasaurus riodevensis encontrado em 2003.

A vértebra de grandes dimensões que acabam de encontrar "é, possivelmente, a cauda do dinossauro gigante, que tem aparecido próximo de outros restos de Turiasaurus ", afirmou Alcala.


Para que os ossos não fiquem danificados na extração e transporte, os fósseis são tirados em grandes blocos dentro de uma matriz, de modo que os paleontólogos só foram capazes de fazer uma primeira avaliação.

Mas a grande surpresa para os cientistas foi o achado de uma pata traseira quase completa de um dinossauro que ainda não foi visto no sitio.





Os restos encontrados não pertencem ao Turiasaurus, nem a um estegosauro, nem a pequenos carnívoros já encontrados em Riodeva.
"Esta nova pata é de um dinossauro do grupo dos ornitópodes, e veremos qual é", diz o diretor da fundação.

Desde 2003, os pesquisadores completaram 45% do esqueleto do Turiasaurus riodevensis, com os restos de quatro ou cinco exemplares.

Faltam o crânio, o fêmur e a cauda. As últimas descobertas foram realizadas em agosto de 2007, neste mesmo sitio, onde se recuperaram grandes ossos do quadril (dois pubis de até 1,3 metros e dois da cintura pélvica).

No laboratório, os paleontólogos descobriram que embaixo destes ossos também existia o pé esquerdo completo do dinossauro com uma garra de 30 centímetros de comprimento.


Fonte: El País

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...