segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Precursor dos mamíferos foi 1º vertebrado a escalar árvores


O vertebrado Suminia getmanovi foi o primeiro a escalar árvores 260 milhões de anos antes do que os cientistas imaginavam


Análises de um fóssil recentemente descoberto na região de Kirov, na Rússia, indicam que um pequeno precursor dos mamíferos é o mais antigo vertebrado a escalar árvores.

O Suminia getmanovi, com cerca de 50 cm de comprimento, foi o primeiro a deixar o solo para se alimentar de folhas e se esconder dos predadores 260 milhões de anos antes do que os cientistas imaginavam que o feito tivesse acontecido. As informações são do site científico Live Science.

O animal, que viveu durante o período Paleozóico (antes dos dinossauros dominarem a Terra), tinha dedos compridos, polegar oposto e uma longa cauda.



As extremidades eram maiores em proporção ao resto do corpo - as mãos e os pés mediam quase a metade da extremidade inteira.

"É enorme se você comparar com o próprio braço", disse Jörg Fröbisch, paleontólogo do Field Museum, em Chicago, responsável pela descoberta.

Além disso, os cientistas acreditam que os dedos compridos e curvados como garras provavelmente estariam cobertos por uma camada dura de queratina, assim como os pássaros modernos.

Pelo menos uma dúzia dos pequenos Suminia getmanovi foi encontrada na região de Kirov, conforme o jornal português Diário de Notícias.



"É relativamente raro encontrar vários animais presos em um único bloco", afirmou Fröbisch. "Temos exemplos de praticamente todos os ossos do seu corpo", explicou o pesquisador.

Segundo Fröbisch, "foi uma surpresa, mas faz sentido" que a primeira subida às arvores tenha ocorrido há 260 milhões de anos.

"Era um novo nicho para os vertebrados. Havia comida disponível e evitavam os predadores no chão", informou um comunicado do Field Museum.

O estudo sugeriu ainda que ter as mãos e os dedos maiores, assim como um polegar oposto ao resto, ajudou o animal a escalar, agarrar-se melhor às árvores e, inclusive, poder viver nelas.

Esta evolução teria dado ainda ao Suminia getmanovi o posto de primeiro a mastigar as folhas antes de engolí-las. Outros herbívoros limitavam-se a arrancá-las, aproveitando mal os nutrientes.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...