quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cientistas descobrem rã do tamanho de ervilha

Indraneil Das/Institute of Biodiversity and Environmental Conservation/Reuters
Nova espécie de rã, descoberta na ilha de Bornéu, na Malásia, foi batizada de Microhyla nepenthicola


Cientistas anunciaram nesta quarta (25) a descoberta de uma nova espécie de rã, que tem o tamanho de uma ervilha. O anfíbio, encontrado na ilha de Bornéu (Malásia), no sudeste asiático, é o menor já registrado na Ásia, África e Europa.

O comprimento dos machos adultos da nova espécie varia entre 10,6 e 12,8 milímetros.

A minirrã foi batizada de Microhyla nepenthicola, em homenagem à planta na qual ela vive em Bornéu, segundo a revista de taxonomia "Zootaxa".

Indraneil Das, do Instituto de Biodiversidade e Conservação Ambiental da Universidade Malaysia Sarawak, disse que a espécie havia sido originalmente identificada incorretamente em museus.

"Alguns cientistas podem tê-las confundido com espécimes jovens de outras espécies. Mas trata-se de indivíduos adultos da nova microespécie", afirmou.

Das publicou um artigo com Alexander Haas do Museu Zoológico de Hamburgo, na Alemanha.

As minirrãs foram encontradas na beirada de uma estrada levando ao topo da montanha Gunung Serapi, no Parque Nacional Kubah, no Estado malaio de Sarawak.


Indraneil Das/Institute of Biodiversity and Environmental Conservation/Reuters

Espécimes machos da nova rã, sentados sobre um centavo de dólar, medem de 10 a 13 milímetros

Os cientistas disseram que seguiram as rãs pelo seu chamado, que começou ao pôr do sol. Eles então incentivaram a rã a pular em uma pedaço de pano branco para estudá-la.

O estudo faz parte de uma busca global que está sendo realizada pelo grupo Conservação Internacional e pelo Grupo Especialista em Anfíbios da União Internacional para a Conservação da Natureza. O objetivo da busca é "redescobrir" cem espécies de anfíbios considerados perdidos.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...