sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estudo revela que dinossauros eram maiores que o estimado


Os dinossauros eram claramente maiores do que o estimado até o momento, revelam paleontólogos americanos baseados na descoberta de que estes animais tinham grossas cartilagens.

Segundo trabalhos publicados nesta semana, estas camadas cartilaginosas podem ter acrescido até 30 centímetors no tamanho dos dinossauros, alterando sua postura e velocidade de deslocamento.

"Nossa investigação com os membros mais próximos dos dinossauros, os crocodilos e as avestruzes, mostra que eram maiores do que se pensava", destaca Casey Holliday, professor de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Ohio, principal autor dos trabalhos publicados na revista "PLoS ONE", da Library of Science.



"A extremidade dos ossos longos de muitos dinossauros, como o fêmur e a tíbia, era arredondada e rugosa, falta côndilo", destacou o pesquisador.

Por isto, espessas cartilagens formavam estas estruturas e a articulação, aumentando o tamanho de alguns destes animais.

"Este estudo joga uma nova luz sobre o mecanismo pelo qual répteis e mamíferos, como os humanos, têm articulações com volumes tão diversos em matéria óssea e cartilaginosa", estima o pesquisador.

O estudo comparou articulações de avestruzes e crocodilos com membros fossilizados de diferentes dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, o Alossauro, o Braquiossauro e o Triceratops.

Segundo Casey Holliday, numerosos dinossauros terópodes, como os tiranossauros, eram ligeiramente maiores que o estimado, mas os saurópodes, como o tricerátops e o braquiossauro, poderiam ser até 10% maiores.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...