sábado, 13 de novembro de 2010

Entrevista com um satanista


Aaron começou a estagiar na Vice semana passada, e qual melhor maneira de dar-lhe as boas vindas que não mandando-o para um chá com um satanista que mais parece a mistura de Bono Vox e Dennis Hopper?

Aliás, essa é provavelmente a melhor fantasia de Halloween que já ouvimos falar, especialmente se você jogar umas orelhinhas de gato na mistura.

Salako Kalfou é um auto-proclamado satanista, um homem que, mais ou menos, dedicou sua vida inteira ao oculto.

Época de Haloween pra ele é como voltar a ser criança no Natal misturado à ideia de estar dentro de uma loja de doces nas entranhas sulfúricas do Inferno.

O cara pira no Belzebu, digamos assim. Sua organização, “O Gabinete de Estudos Ocultos”, parece ser algo saído do Arquivo-X, mas sua sede é em Toronto e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre Satã e seja lá o que as pessoas curtem do lado paranormal é bemvinda por lá.

Fui dar uma visitada na Rue Morgue House of Horror, uma antiga casa funerária usada como Consulado do Lúcifer, redação de uma revista, um cinema, além de outras coisas, pra falar com Salako sobre o Demo.


Vice: Ei Salako, pode me contar um pouco sobre você?


Salako: Claro, eu sou o diretor atual d’O Gabinete de Estudos Ocultos desde 1982. O lugar foi fundado em 1923, e nossa sede é em Toronto. Parte da minha infância foi aqui em Toronto, mas nasci em Orgosolo, Sardenha, na Itália.



Pra aqueles que não sabem, o que é o satanismo?


Essa é uma pergunta muito boa. Depende pra quem você perguntar. Para alguns, o satanismo é uma reação ao cristianismo, então pra você ser satanista precisa também acreditar no cristianismo.

O tipo de satanismo que evoluiu da Idade Média até o começo do século XIX sempre dependeu dos padres católicos que eram expulsos e passavam a pregar as Missas Negras.

Os ingredientes essenciais para o satanismo são as Missas Negras, magias e a demolatria, que é o intercurso entre as entidades não-humanas e seres humanos. Esses são os três elementos essenciais do satanismo.


Então, o que você é como pessoa determina o que Satã é pra você?


Bom, sim, é uma pergunta difícil. Dependendo da sua orientação você pode ver Satã como um herói do livre-arbítrio.

Outras pessoas o vêem como um rebelde – essa definição atrai os jovens. Essas pessoas identificam Satã como um ser revoltoso.

Eu tenho que ser neutro. Satã e seus papéis são definidos pelas pessoas. Nós temos muitas pessoas diferentes como nossos funcionários, e algumas são satanistas, outras são bruxas, mágicos, feiticeiros etc.

Então, naturalmente você entende que eu, como diretor, tenho que manter uma certa neutralidade aqui. Não posso ter favoritos.


Claro que não. Como alguém vira satanista?


Existem algumas maneiras. Acho que uma delas é reconhecer que esse arquétipo existe em todos nós, então reconhecer o aspecto satânico do seu personagem ou alma seria uma maneira.

A outra, um pouco mais infantil, é assinar um contrato vendendo sua alma ao demônio, e então acho que automaticamente você começa a “louvar Satã” assim como começa a usar parafernália satânica e andar com outras pessoas que pensam da mesma forma.

Ou se torna um padre da Igreja Católica Romana e comete atos de perversão, e então mata e sacrifica criancinhas em um altar com uma mulher nua.

Ou talvez apenas faça o que todos fazem e entra na Igreja de Satã, tornando-se um membro de carteirinha, como Marilyn Manson e Sammy Davis Junior.


Então você tem muitas opções. Existem mandamentos pra seguir Satã? O que acontece se você desobedecê-los?


Sim, eles são encontrados na Bíblia Satânica. Um deles é “Não dê o outro lado da face, a menos que seja junto com o seu dedo do meio”. As punições para a desobediência dentro do satanismo são auto-inflingidas.


Quem é o seu Satã de Hollywood favorito?


É difícil dizer, existem tantos tão bons… Eu gostei muito do De Niro em Coração Satânico. Achei que ele fez um ótimo Satã. Curti Constantine também.

O ator tinha merda suja no pé, dava pra perceber. Eu acho que a representação do Inferno foi muito boa também.

O que acontece é que, uma vez que as pessoas se acostumaram à ideia Satã ele se tornou bastante popular na literatura, em filmes e artes.

Dante foi o primeiro a popularizar Satã. Suas descrições do Inferno eram muito mais dramáticas do que tudo na Bíblia. Desde então, isso se tornou uma parte essencial da cultura pop. Está em todo lugar.


Certo, você comemora o Halloween?


Com certeza. Vou para a Ceremonious Satanica que vai acontecer em Toronto no Revival Club na rua 30th.


Você se fantasiava quando era criança? Tinha uma fantasia diferente?


Sim, claro. De Satanás.


Índia que tem aparência e cheiro de carne podre. É realmente comestível. Eu como às vezes com comida indiana do sul. Também tem enxofre e Sangue de Dragão.


Onde você acha Sangue de Dragão hoje em dia?


Na Ilha da Socotra, uma das quatro ilhas no Oceano Índico. Vem de uma árvore de Sangue de Dragão. A ilha tem fauna e flora bem incomuns.

Tem um cheiro maravilhoso. Quando você o mói, parece sangue cristalizado. Forma um pó com partículas sólidas. Você coloca em cima de um carvão queimando e ele produz nuvens de incenso.


E isso invoca Satã e ele tem que responder?


Sim, esse incenso em particular é usado para isso. Chama o Demônio lá de cima — ou lá de baixo, depende como você encara isso.

Não posso falar por Satã, mas se eu fosse ele e estivesse pensando no que fazer no Halloween, com certeza iria ao Ceremonious Satanica.


Você já evocou Satanás?


Será? Não posso te responder isso — muito esperto da sua parte tentar descobri minha orientação oculta. Se já o invoquei, então seria satanista, não seria? Tenho que manter a neutralidade.

Claro, já tentei evocar Satã. Você não tem que ser satanista pra tentar isso. Já entrei em contato com demônios menores. Satã não aparece assim pra qualquer um.

É como se você quisesse falar com o Presidente dos EUA — você vai ter que conversar com algumas pessoas antes de falar com o Presidente. Eu sempre recomendo que o ritual satânico de invocar Satã seja feito em grupo.

A mente funcionando em grupo é muito mais poderosa do que sozinha. É também mais controlável do que ter que lidar sozinho. Se você pirar no meio, tem alguém pra te ajudar.


Você já tentou evocá-lo por causa de alguém que você não gostava?


Bom, não funciona bem assim. Outro dia o cachorro do meu vizinho cagou na minha grama. Vou lá invocar Satanás pra queimar o cachorro? Não, não é assim.


Como ele é?


Sua aparência sempre muda. Ele pode ser desde uma entidade com chifres e rabo até um cara bonitão e bem vestido. Quem disse que ele é macho? Nunca pensou em Satã como mulher? Talvez ele seja uma gostosona.


Tipo a Elizabeth Hurley em Endiabrado?


Isso, ou tipo a Lady Gaga.


Sei. Que tipo de música você escutava quando criança? Você toca algum instrumento?


Bom, eu gostava de Carmina Burana. Gosto também da Nona Sinfonia de Beethoven. Rock’n’roll também. Eu amo rock’n’roll.

Pra mim é isso aí, sabe? Curto os Rolling Stones. Quando era pequeno, tocava um trompete feito de tíbia, mas isso era só pros rituais.

Era feito da tíbia de um criminoso que tinha sido condenado, enrolado em pele humana. Tocava clarinete também.


Eca. O que te assusta?


Entrevistas [risos]. Não tem muita coisa que me assusta. Na verdade, recentemente eu vi um filme que achei que ultrapassava os limites do horror.

Era um filme sérvio que mostrava qualquer perversão sexual que você possa imaginar. O que foi feito nesse filme eu certamente nunca havia imaginado.


Atos sexuais bizarros?


Sim, que nunca nem tinha pensado. Não dava pra falar que estava completamente assustado, eu estava só, sabe, uau, quem pensaria nisso?


Então, você só se assusta com atos sexuais bizarros?


Eu também não gostaria de estar no epicentro de uma explosão nuclear. Acho que isso me assusta. Momentaneamente, pelo menos.



Não tem medo de morrer?


Morrer? Bom, a primeira vez foi bem assustadora.


A primeira vez?


Sim, foi medonha. Depois de um tempo você se acostuma. Quer dizer, isso se você lembrar todas as vezes que morreu.

Eu já morri várias vezes, na verdade. Uma vez foi de uma doença quando era criança, outra foi bem violenta, outra de velhice e a outra envolveu fogo.


Você votou no novo prefeito de Toronto?


Sim, eu votei em Satã. Fiquei na fila uma hora e meia para cumprir meu dever cívico e quando cheguei lá vi 40 nomes na urna. Então pensei que não importava pra quem daria o meu voto, mas mesmo assim votei em Satanás.


Últimas palavras?


Sim, posso te mostrar algo interessante? Você está vendo isso [mostra o medalhão]? Se você olhar de perto dá pra ver uma cara, mas quando você vira de ponta-cabeça vê outra cara. Isso se chama medalhão da transformação. Esse é Satã e esse é o Papa. Só algo pra deixar pensando.


TEXTO POR AARON WYNIA VICE CA
TRADUÇÃO EQUIPE VICE BR



Fonte: Viceland

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...