sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Caça começou na América do Norte há 14 mil anos



A datação de uma ponta de flecha encontrada no esqueleto de um mastodonte sugere que os primeiros caçadores da América do Norte remontam de 14 mil anos atrás, ou seja, mil anos antes do que se pensava, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

"Acredito que esta descoberta será particularmente comemorada pelos ameríndios, já que se constitui em uma nova prova de que os homens habitaram a América do Norte antes do que se pensava", afirmou o professor Eske Willerslev, principal autor da investigação, publicada na revista Science.

Desta forma, "a teoria dos primeiros assentamentos na América, atribuída à Cultura Clóvis, que alguns cientistas juravam como certa há alguns anos, fica finalmente enterrada pelas conclusões deste estudo", declarou o especialista, diretor do Centro Geogenético do Museu de História Natural da Universidade de Copenhague.

Os primeiros indícios de caça de mastodontes na América do Norte foram até agora atribuídos a integrantes da Cultura Clóvis, considerados durante muito tempo como os ancestrais comuns de todos as populações indoamericanas.

A ponta da flecha, que mede ao menos 27 cm e que foi fabricada a partir de um osso de mastodonte, foi descoberta em escavações em Manis, no estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos), quando os arqueólogos desentarraram os restos de um mastodonte no fim da década de 1970.

Foi necessário esperar 30 anos para que os especialistas pudessem identificar e datar a ponta da flecha incrustada em um lado do mamífero pré-histórico, mediante modernas técnicas de datação.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...