quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rena gravada na parede de uma gruta no Sul de Gales é a mais antiga representação de arte rupestre das Ilhas Britânicas



Uma rena gravada na parede de uma caverna no sul de Gales, foi recentemente encontrada e considerada como a mais antiga das Ilhas Britânicas. 


Os cientistas dataram a descoberta e atribuíram-lhe uma idade que ultrapassa os 14.500 anos, transformando este exemplar na manifestação de arte rupestre mais antiga até ao momento descoberta nas ilhas britânicas.


A gravura foi descoberta em setembro de 2010 pelo Dr. George Nash, do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Bristol, na altura em que escavou a Gruta de Cathole, uma gruta de calcário situada num vale interior da Península Gower, em Gales do Sul .

O cervídeo, provavelmente uma rena, foi encontrado na parte traseira da gruta num pequeno nicho vertical e mede aproximadamente 15 x 11 centímetros. 


A gravura foi insculturada por um artista destro que usou uma ferramenta pontiaguda, provavelmente feita em sílex. 


O dorso alongado do animal foi preenchido com um espaçamento de linhas verticais e diagonais um tanto ou quanto irregulares, enquanto as pernas e os chifres estilizados são compostos por linhas simples.

A rena foi gravada num depósito mineral conhecido como "espeleotemas", que se formou num grande pedaço de pedra calcária. Sobre o lado esquerdo da figura existe o depósito de "espeleotemas" , que se estende desde a boca do animal até um dos seus chifre.

Em abril de 2011, o Dr. Peter Van Calsteren e o Dr Louise Thomas do NERC - Open University  extraiu três amostras da superfície do "espeleotemas" que cobre a gravura, tendo as mesmas sido submetidas a uma datação absoluta através da técnica do Urânio.

Uma destas amostras produziu uma data mínima de 12.572 anos BP com uma margem de erro de mais ou menos 600 anos. 


Uma amostra adicional, recolhida em Junho de 2011, a partir dos mesmos materiais, revelou uma data mínima de 14,505 anos BP, com uma margem de erro de 560 anos.

"A data obtida com as amostras recolhidas em Abril é comparável com as datações das séries de urânio que abrange figuras gravadas que existem em Creswell, um local situado ao longo da fronteira Nottinghamshire / Derbyshire. 


No entanto, a data mínima de 14.505 obtida para a rena de Gales do Sul, revela-se como a arte mais antiga gravada em rocha até ao momento descoberta nas Ilhas Britânicas e mesmo no norte-ocidental da Europa ", refere George Nash.

A descoberta da arte parietal do Paleolítico Superior feita na gruta de Cathole, Pensinsulade Gower, no País de Gales do Sul foi feita por George H. Nash, Peter van Calsteren, Louise Thomas e Michael Simms da Universidade de Bristol.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...