segunda-feira, 10 de junho de 2013

Submarino faz raro registro do maior peixe ósseo do mundo







Raro peixe-remo foi registrado no Golfo do México entre 2008 e 2011.


O peixe-remo, maior peixe ósseo do mundo - que adquiriu um status lendário entre cientistas devido à dificuldade de ser encontrado -, foi gravado em seu habitat natural pela primeira vez. Biólogos marinhos da Universidade do Estado da Luisiana registraram imagens do misterioso animal no Golfo do México. 


O peixe-remo (também chamado de rei-dos-arenques) foi avistado cinco vezes pela equipe, entre 2008 e 2011. Apenas agora, porém, um vídeo mostrando o registro foi divulgado.


O grupo de pesquisadores utilizou veículos não tripulados emprestados por empresas petrolíferas para encontrar esse peixe, que normalmente só é visto na superfície do mar quando está próximo da morte. 


A filmagem recém-divulgada é inédita porque mostra o peixe-remo nadando em seu habitat natural. Os cientistas estimam que esse exemplar media aproximadamente 2,5 metros. O maior espécime já encontrado tinha cerca de 8 metros, mas acredita-se que ele pode atingir 17 metros de comprimento e pesar até 270 quilos.



O peixe-remo (Regalecus glesne) é uma espécie rara que habita as profundezas marinhas. Em geral, é considerado um mistério para os cientistas. Contudo, acredita-se que vive em águas profundas e se alimente de plâncton, pequenos crustáceos e lulas. 


Credita-se a esse animal boa parte dos relatos de "monstros" marinhos feitos por pescadores. Curiosamente, segundo o Museu de História Natural da Flórida (EUA), sua carne é considerada gelatinosa e não comestível. O peixe-remo não está ameaçado de extinção.




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...