sexta-feira, 18 de abril de 2014

Cientistas desvendam mistério sobre braços curtos do tiranossauro




O predador tinha membros pequenos, mas, com pescoço e cabeça poderosos, alimentava-se como as aves de hoje.


O Tyrannosaurus rex era o dinossauro mais durão e temido da pré-história. Os braços pequenos sempre foram um mistério, mas cientistas agora mostram que esses membros nunca fizeram falta para o predador, porque ele tinha pescoço e cabeça poderosos.  


Esses carnívoros gigantes tinham braços bastante parecidos com as garras de pássaros modernos. Portanto, foi estudando como as aves se alimentam que Eric Snively, da Universidade de Wisconsin–La Crosse (EUA), conseguiu analisar como esses dinossauros caçavam suas presas.


- Analisamos uma série de aves de rapina e documentamos seu comportamento - afirmou à “New Scientist” o pesquisador. - Existe uma forte possibilidade de que os tiranossauros se comportassem da mesma maneira.


Snively colocou eletrodos em dezenas de pássaros de dez diferentes espécies, desde galinhas domésticas a águias americanas. Isto possibilitou que ele identificasse o músculo específico que se movimentava em cada estágio da alimentação.


O pesquisador descobriu que pássaros geralmente levantavam sua cabeça e fixavam a visão na presa antes de atacar. O tiranossauro tinha a maioria dos mesmos músculos, o que sugere que ele poderia se movimentar de forma semelhante.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...