quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cientistas descrevem dinossauro 'esquisito', ancestral de avestruz








 
 
Primeiros ossos do dinossauro de 5 m de altura foram achados em 1965. Agora, o resto do esqueleto foi recuperado, revelando corpo 'desajeitado'.
 
 
Há quase 50 anos, cientistas encontraram os ossos de dois braços grandes e potentes de um dinossauro na Mongólia. Na época, eles pensaram que se tratava de uma criatura temível, com garras matadoras. Agora, pesquisadores encontraram o resto do dinossauro e têm novas descrições para ele: desajeitado e esquisito.
 
 
A fera provavelmente andava sobre duas pernas e se parecia com um cruzamento entre o dinossauro Barney, do programa de televisão infantil, e o personagem Jar Jar Binks, da saga "Guerra nas Estrelas". Ele tinha quase 5 metros de altura, 11 metros de comprimento e pesava 7 toneladas.


Com uma cabeça pontuda, uma estrutura parecida com uma corcunda nas costas, algumas penas espalhadas pelo corpo e sem nenhum dente, sua aparência foi tachada como "esquisita" pelos autores da descoberta. Como se não bastasse, o dinossauro se alimentava como um aspirador de pó gigante.


Este é o Deinocheirus mirificus, que significa "mãos terríveis com aparência peculiar". Ele foi recentemente reavaliado depois que o esqueleto completo foi encontrado na Mongólia e descrito em um artigo publicado na revista "Nature". Com cerca de 70 milhões de anos, ele é um ancestral do avestruz moderno.


"O Deinocheirus tornou-se um dos dinossauros mais esquisitos descobertos, além da nossa imaginação", disse o autor do estudo Yuong-Nam Lee, diretor do Museu Geológico em Daejeon, na Coreia do Sul.



'Bem desajeitado'




Quando os cientistas encontraram os primeiros ossos do animal em 1965, muitos imaginaram "uma criatura que provocaria terror nas pessoas", disse o especialista em dinossauros Thomas Holtz Jr, da Universidade de Maryland. Ele não fez parte da pesquisa. "Agora é uma criatura que provocaria perplexidade, espanto". "E é bem desajeitado", acrescentou.


O especialista da Universidade de Chicago Paul Sereno, que também não participou da descoberta, lembra que a evolução não é sempre o que imaginamos. "Isso é a evolução em um mundo dos dinossauros, não um mundo dos mamíferos", disse Sereno.


"O ponto inicial é um animal com duas pernas que se parece com um avestruz com penas esparsas. Depois, ele ficou muito grande e começou a sugar grande quantidade de vegetação macia. No final, o que você tem é algo como um avestruz desajeitado com penugem e rabo - não uma vaca."


Lee supõe que os quadris largos e inclinados mostram que o Deinocheirus se movia lentamente e provavelmente cresceu tanto para escapar de ser regularmente atacado por dinossauros maiores.


Ele tinha um bico capaz de comer plantas, mas também uma língua enorme que criava um mecanismo de sucção para aspirar a comida do fundo de riachos, lagos e lagoas.


A equipe de Lee, a princípio, não conseguia encontrar o crânio do dinossauro, mas uma dica de um outro pesquisador levou à recuperação dos ossos no mercado privado da Alemanha.

 
 
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...