sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Conheça a 'Cidade das Bruxas', nos Estados Unidos


 Em 1692, mais de 300 pessoas foram presas e torturadas cruelmente, em Salem, para que confessassem o crime de bruxaria - Foto: Christine Zenino


Um dos passeios mais requisitados pelos turistas é a visita noturna aos cemitérios de Salem, onde as supostas bruxas foram enterradas - Foto: Greg Westfall


Apenas durante a noite do dia 31 de outubro, os cemitérios de Salem recebem mais de 400 curiosos - Foto: Tim Bouwer


Quem gosta de história não pode perder uma encenação teatral, que acontece diariamente, contando os fatos que deram fama a cidade - Foto: Christine Zenino


O Museu das Bruxas de Salem possui o acervo mais completos sobre fatídico caso de 1692 - Foto: Doug Kerr


Ao longo do percurso, os visitantes passam por vários locais simbólicos, entre eles o Museu das Bruxas, o Memorial em homenagem as vítimas, o Cemitério das Bruxas e a Igreja de Salem - Foto: Doug Kerr


O caso de histeria coletiva ficou tão famoso que ganhou um filme e uma peça teatral com o nome da cidade, "As bruxas de Salem" - Foto: Lisa Jacobs


Mais de 300 pessoas foram presas e torturadas cruelmente para que confessassem o crime de bruxaria durante o surto de acusações - Foto: Nick Ares


Salem ficou conhecida mundialmente como 'Cidade das Bruxas' depois de um massacre contra pessoas acusadas de feitiçaria - Foto: Josh McGinn


O percurso realizado por estas pessoas e os locais onde ocorreram as torturas e execuções foram interligados através de uma linha vermelha pintada no chão que marca o trajeto das vítimas - Foto: Nick Ares
 
 
O Halloween é comemorado hoje, porém em Salem ocorre todos os dias. A 'cidade das bruxas' ganhou fama após uma acusação de feitiçaria gerar histeria coletiva no local, no século XVII. Atualmente, a cidade oferece aos turistas um 'roteiro da morte'.
 
 
Afinal, as bruxas existem ou não? Longe das telas do cinema há controvérsias, mas no passado muitas pessoas perderam a vida de forma cruel sendo acusadas de bruxaria.


A cidade de Salem, em Massachusetts, nos Estados Unidos ficou conhecida mundialmente como 'Cidade das Bruxas' depois de um massacre em que centenas de pessoas foram torturadas e mais de uma dezena foram mortas após serem acusadas pelo crime de bruxaria.


Localizada a 30 quilômetros de Boston, a cidade com 40 mil habitantes virou a Meca para fãs do assunto e recebe anualmente milhares de turistas interessados em conhecerem a triste história. Entre março e outubro de 1692, mais de 300 pessoas foram presas e torturadas cruelmente para que confessassem o crime de bruxaria.


Destas, 19 foram enforcadas ou mortas durante as torturas. A paranoia na época foi tão grande que até dois cachorros foram executados depois serem acusados de estarem possuídos pelo demônio. O massacre só terminou após o Tribunal de Justiça do Estado intervir no juizado local e ordenar o fim do julgamento.


O percurso realizado por estas pessoas e os locais onde ocorreram as torturas e execuções foram interligados através de uma linha vermelha pintada no chão que marca o trajeto das vítimas. Apelidado de "caminho da morte", a linha possui 3,5 quilômetros e pode ser percorrida durante uma tarde pelos turistas.


Ao longo do percurso, os visitantes passam por vários locais simbólicos, entre eles o Museu das Bruxas, o Memorial em homenagem as vítimas, o Cemitério das Bruxas, a Igreja de Salem, além de restaurantes, bares e uma tradicional cervejaria artesanal da cidade.


Outro passeio muito requisitado pelos turistas é a visita noturna aos cemitérios de Salem, onde as supostas bruxas foram enterradas. Apenas durante a noite do dia 31 de outubro, o local chega a receber mais de 400 curiosos.


Quem gosta de história não pode perder uma encenação teatral, que acontece diariamente, contando os fatos que deram fama a cidade. A apresentação é feita nas ruas próximas ao Museu das Bruxas de Salem e surpreende os turistas mais desatentos. Assim como os atores caracterizados com roupas da época surgem "do nada", eles também desaparecem sem deixarem vestígios.



Histeria coletiva



Afinal, por que tantas pessoas foram acusadas de bruxaria? O episódio começou após algumas meninas ingerirem um pão contaminado pelo fungo Claviceps purpurea que atualmente é utilizado na fabricação da droga LSD.


Na época, não havia conhecimento dos seus efeitos alucinógenos e com isso, as garotas foram acusadas de bruxaria. Após a notícia sobre as bruxas se espalhar pela cidade, a histeria coletiva tomou conta dos moradores locais e centenas de pessoas foram acusadas indiscriminadamente pelo suposto “crime”.


O caso de histeria coletiva ficou tão famoso que ganhou uma peça teatral e um filme com o nome da cidade, "As bruxas de Salem". Filmado em 1996, o drama mostra o poder da histeria coletiva numa cidade. No enredo do longa-metragem, as pessoas aproveitam a onda de acusações para prejudicar seus rivais.
 
 
 
Fonte: Eco Viagem

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...