sábado, 28 de fevereiro de 2015

Transplante de cabeça pode ser realidade em breve,diz médico

Desenho de transplante de cabeça realizado em um macaco há 40 anos Foto: The Mirror / Reprodução
 
 
Críticos dizem que teoria do italiano Sergio Canavero é “pura fantasia”.
 
 
Parece mais um roteiro de filme de terror, mas pode se tornar realidade – e em breve: o transplante de cabeça humana poderá ser testado já em 2017, segundo defende o médico italiano Sergio Canavero, do Grupo Avançado de Neuromodulação de Turin. As informações são do The Mirror.
 
 
A equipe liderada por Canavero apresentará um projeto em uma conferência médica da Academia de Cirurgias Neurológicas e Ortopédicas (AANOS), que acontecerá em junho nos Estados Unidos.


Segundo acredita o médico italiano, o transplante de cabeça poderá ajudar pessoas com doenças musculares degenerativas e com câncer. Testes básicos começaram a ser realizados em 2013 e agora o médico acredita que os maiores obstáculos tenham sido superados para que aconteça uma bem-sucedida fusão da medula espinal com uma nova cabeça, assegurando o sistema imunológico do corpo não a rejeite.


Basicamente, para o procedimento, a ideia é que o corpo do doador seja mantido congelado para manter as células o máximo possível sem oxigênio. Depois disso, o tecido em volta do pescoço seria dissecado e os grandes vasos sanguíneos seriam ligados utilizando tubos minúsculos. 


Assim, as medulas espinhais seriam limpas, cortadas do destinatário e movidas para o corpo do transplantado. Posteriormente, a pessoa iria ser colocada em coma por cerca de quatro semanas e, somente depois disso, poderia iniciar um processo de adaptação (como aprender a andar de novo, o que poderia levar até um ano).


Os críticos de Canavero dizem que a teoria é “pura fantasia”. Ele defende a ideia após 40 anos desde o primeiro transplante de cabeça feito em um macaco, além de uma operação similar em um rato realizado recentemente com sucesso na China.
 
 
 
 
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...