sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Veja como era a aparência de um guerreiro grego que viveu há 3,5 mil anos


 
 
 
Pesquisadores reconstruíram características faciais do respeitado guerreiro.


A ciência moderna já ajudou a revelar rostos antigos como o de uma mulher do Antigo Egito e o de outra mulher da Idade do Bronze. Agora os pesquisadores também conseguiram desvendar a aparência de um respeitado guerreiro que viveu na Grécia há 3,5 mil.


O local onde o homem foi enterrado ficava próximo ao Palácio de Nestor, entre a cidade de Pilos e Chora, na Grécia. O túmulo de 1500 anos antes de Cristo guardava um esqueleto completo com o crânio bastante danificado, além de uma coleção de tesouros com jóias, espadas e copos de bronze.


Segundo matéria publicada pela Seeker, um grupo de antropólogos e especialistas em ciência anatômica da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, foi responsável pelo processo de recomposição da aparência facial do homem, apelidado de “Guerreiro Grifo” — em referência a uma placa de marfim com a imagem de um grifo que foi encontrada perto de seu túmulo.


Após utilizar técnicas que identificam o formato e posição de características faciais do crânio, os cientistas puderam reconstituir as camadas de tecido do rosto e formar a imagem do guerreiro. Eles estimaram que ele tinha entre 30 e 35 anos quando morreu.


Todas essas características físicas são determinadas a partir de um conjunto de dados com o aspecto facial de 50 homens gregos modernos entre 25 e 35 anos, além de pinturas de guerreiros da civilização micênica.


Em um comunicado, o ministro da cultura na Grécia descreveu a descoberta como “a maior exibição de evidências sobre funerais de membros ricos da antiga Grécia”.


Quando foi vista pela primeira vez por arqueólogos da Universidade de Cincinnati, a tumba do guerreiro foi considerada uma das descobertas mais impressionantes da Grécia nos últimos anos. Os tesouros incluíam anéis de ouro, espadas, espelhos e centenas de pedras semi-preciosas, itens normalmente encontrados em túmulos de mulheres. Os pesquisadores acreditam que, neste caso, eles serviriam como "presentes" para deusas femininas. 


Todos os itens foram feitos com metais, pedras semi-preciosas e materiais raros, outro sinal de que o guerreiro manteve uma posição de grande poder e riqueza. 
 
 
 
 
 
Fonte: Galileu

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...