quarta-feira, 7 de julho de 2010

Programa de computador decifra idioma que desafiava especialistas

Tábua com escritos no idioma ugarítico (Foto: Reprodução)

Computador leva horas para fazer trabalho de anos por parte de linguistas. O "ugarítico" foi utilizado há 3,5 mil anos na região da Síria.

Um programa de computador desenvolvido por especialistas do MIT e da Universidade da Califórnia decifrou em poucas horas a língua ugarítica, idioma utilizado na cidade de Ugarit, localizada na atual Síria, há 3,5 mil anos.

Para realizar o mapeamento, o software utiliza instruções básicas para intuir a estrutura da língua.

O resultado está ligado à semelhança do idioma morto com alguma língua conhecida. No caso do ugarítico, o hebraico foi utilizado para a comparação.

Entre as 30 letras do alfabeto ugarítico, o computador identificou corretamente 29 delas. O programa também obteve bom desempenho ao acertar 60% das palavras de um terço do total da língua ugarítica, parte que apresenta cognatos correspondentes no hebraico.

O trabalho desenvolvido pelo computador não leva em conta dicas contextuais. Significa dizer que o programa não sabe distinguir os diversos usos que uma palavra pode tomar. É o caso de "filha" e "casa", ambas grafadas no ugarítico da mesma forma.

Revelado em 1929 por uma equipe de arqueólogos franceses, o idioma tem letras que lembram o formato do alfabeto cuneiforme, mas a identificação foi realizada com base na similaridade com o hebraico.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário