quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Crocodilos podem escalar árvores e tomar sol nas copas, diz pesquisa




 
 
Os animais vistos escalando a qualquer hora do dia mostravam-se nervosos com a aproximação de um observador a até 10 metros.
 
 
Quando a maioria das pessoas pensa em crocodilos e jacarés, imaginam eles caminhando pelo chão ou nadando – e não subindo em árvores. 
 
 
Entretanto, um estudo da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, e publicado pela Science Daily mostra que os répteis podem escalar até a copa delas.
 
 
Vladimir Dinets, professor e pesquisador do Departamento de Psicologia, é o primeiro a realizar um estudo mais aprofundado deste comportamento. 


Ele e seus colegas observaram espécies crocodilianas em três continentes – Austrália, África e América do Norte.



Eles descobriram que quatro delas escalavam árvores, mas o seu alcance variava de acordo com seus respectivos tamanhos. 


Os crocodilos menores conseguiam subir mais alto do que os maiores. Algumas espécies chegavam a 4 metros em uma árvore e até 5 metros em um galho.



Os animais vistos escalando a qualquer hora do dia mostravam-se nervosos com a aproximação de um observador a até 10 metros. 


Este comportamento levou os pesquisadores a crer que as ações dos crocodilos são direcionadas por duas condições: regular a temperatura corporal e vigilância do habitat. 


“Estes resultados deveriam ser considerados por paleontólogos que procuram mudanças em fósseis e determinar novas mudanças comportamentais”, disse Dinets.



Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...