sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Runas ancestrais vikings dizem "Beije-me"


 
 
Descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de Oslo.
 
 
Uma escrita Viking de 900 anos começou a ser desvendada por estudiosos da Universidade de Oslo, na Noruega.


O pesquisador K. Jonas Norby, PhD em runas, conseguiu desvendas a chave para traduzir o chamado código jötunvillur, um tipo de runa que pode ser encontrada em mais de 80 inscrições nórdicas ancestrais.


Ele conseguiu começar a traduzir as peças depois de descobrir um pedaço de madeira do séc XIII em que dois homens escreveram seus nomes nas runas tradicionais e em código jötunvillur.


Mas o pesquisador não descobriu mensagens sábias e enigmáticas que iriam mudar a humanidade, não.


Norby revelou que ele realmente não esperava nada assim, já que as mensagens em runas costumam mesmo ser rotineiras - rolam até provocações desafiando os leitores a compreenderem o código. Uma delas, inclusive, é um recado dizendo "Beije-me".


Norby disse ao site Science Nordic que, naquela época, a maioria das pessoas que sabia escrever e ler o alfabeto rúnico provavelmente também sabia algum tipo de código - como o jötunvillur - e elas eram muito comuns.


Pra ficar claro, o jötunvillur consiste em trocar a runa original pelo último som do nome da runa em si. Em comparação, é uma lógica parecida com a língua do pê.


Os vikings escreviam as runas e os códigos não apenas pra comunicar mensagens importantes, mas também como um passatempo, uma brincadeira (bem como a língua do pê), tanto que muitas mensagens consistem no próprio autor das runas se orgulhando sobre sua habilidade com elas.



Fonte: Galileu
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...