sábado, 5 de julho de 2008

Maia, Portugal: Há quem garanta que viu um urso

Moradores em Leandro, na Maia, afirmaram, esta sexta-feira, terem visto, junto a uma bouça, um urso castanho, que terá fugido rapidamente. Fora o relato de residentes continua o mistério sobre que animal está a assustar as gentes daquela localidade.

"A minha tia estava na varanda, na quarta-feira passada, por volta das nove horas da noite e viu bem com uns binóculos que era um urso, de cor castanha". As palavras são de Tânia Martins, moradora na Rua do Leandro, local que fica perto da bouça onde o animal terá sido avistado e onde se garante estará abrigado.

Segundo revelou, o animal estaria de pé sobre duas patas, a roçar as costas numa árvore. "Omeu tio ainda foi a correr e chamou os vizinhos, mas quando se aproximaram o animal fugiu para dentro da bouça", contou.

Tânia Martins referiu que toda a família anda muito receosa. A casa onde a família vive está cercada por campos de milho que, dentro de algumas semanas, deverá estar muito alto.

"O animal pode muito bem esconder-se entre o milho e, ainda por cima, nas traseiras da casa, temos um pátio onde as crianças da casa brincam", referiu.

Américo Soares, dono de uma vacaria situada na Rua de Leandro, guiou a reportagem do JN por todos os locais onde são visíveis marcas do suposto animal. Há árvores visivelmente esfoladas por aquilo que parecem ser garras e dentes de animal.

"Quando o milho estiver alto, vai ser muito mais perigoso. É preciso agir mais rápido", sustentou. Américo Soares disse que desde Dezembro tem vinvo a encontrar marcas de uma animal nas proximidades da sua propriedade agrícola. "Aqui perto, apareceram 14 ovelhas mortas. Só pode ter sido o animal", salienta.

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, que procede a investigações, disse ao JN que aguarda conclusões de um estudo que a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa está a fazer sobre vestígios de animais encontrados no local para saber o que realmente está a aconter em Leandro.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário