sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Astrônomo tenta analisar fenômeno


O astrônomo amador José Roberto Costa, que assina a coluna Telescópio, no caderno de Ciências de A Tribuna, às segundas-feiras, também fez uma análise das fotos.

Pela imagens e pelo relato, não conseguiu chegar a uma conclusão do que possa ser o fenômeno.

"Dá para se excluir algumas hipóteses, como avião, helicóptero, satélites, ou o planeta Vênus", afirmou. "Embora não tenha o formato redondo de um balão atmosférico tradicional, esses balões existem também em outros formatos. Há uma certa suspeita de que possa ser um balão".

Segundo ele, nesse caso, a luz alaranjada se explicaria como a reflexão da luz solar. "Em vista da altitude e da hora, é possível que reflita os raios que atingem a outra face do planeta".

Não descarta, também, algum fenômeno natural ainda pouco ou nada conhecido da Ciência.
DUENDE AZUL

"É presunção afirmar que a Ciência conhece todos os fenômenos", e exemplificou com o chamado duende azul, um tipo de raio na tonalidade azulada, que nasce em nuvens muito altas e que foi fotografado pela primeira vez a partir de estações espaciais, já que faz sua trajetória é ascendente. "Não se sabe ainda por que ocorre".

Sobre a possibilidade de ser uma nave extraterrestre, José Roberto foi sucinto. "Também não se pode afirmar isso, é um salto muito grande de raciocínio".


Retrospectiva


17 de agosto de 2008

Na madrugada de domingo, um objeto desconhecido teria pousado em um brejo localizado entre a Avenida São Paulo e a Rua Itália, no Bairro São José, em Peruíbe (foto ao lado).

No local, um círculo com aproximadamente quatro metros de diâmetro foi aberto no meio da vegetação. Paulo Aníbal Gomes Mesquita, ufólogo de São Paulo, confirmou que um objetivo voador não-identificado (OVNI) foi o responsável pelo círculo.

29 de março de 1998

Um estranho corpo de luz foi filmado por mais de 40 minutos pelo morador de um dos prédios que ficam na areia em frente à Ilha de Urubuqueçaba , no José Menino, em Santos.

Ufólogos de Guarujá assistiram às imagens e ficaram impressionados com a aparição do objeto, descartando qualquer possibilidade de ser avião ou mesmo balão. Já o professor titular de Física Aplicada da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Antônio Tadeu Frutuoso Amado, descartou a possibilidade de ser um OVNI.

30 de dezembro de 1994

Pouco antes das 17 horas, centenas de pessoas, inclusive repórteres de A Tribuna e alguns doqueiros, presenciaram a queda de um objeto voador, em forma de bola de fogo.

Os repórteres encontravam-se , entre as avenidas Pedro Lessa e Conselheiro Rodrigues Alves. No dia seguinte, a bola foi identificada como um foguete doméstico que pegou fogo em pleno ar e caiu queimando até alcançar o telhado de uma escola do Macuco.

16 de novembro de 1996

Durante a queda de um avião na apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Praia do José Menino, em Santos, cinegrafistas amadores filmaram objetos estranhos cortando a asa de um dos aviões no momento de sua queda.

O piloto salvou-se, mas a asa caiu na Praia do Itararé, em São Vicente, matando um banhista. As imagens foram apresentadas à Associação dos Ufólogos Independentes do Brasil, mas nada ficou comprovado.


Fonte: A Tribuna Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário