quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Espelhos solares vão gerar eletricidade no deserto espanhol



Na extensa área desértica do sul da Espanha, a paisagem está ganhando uma nova cara com a instalação de mais de mil espelhos - cada um com tamanho equivalente a meia quadra de tênis. Eles fazem parte do projeto da maior usina de energia solar do mundo.

A função dos espelhos será refletir a luz do sol para superaquecer água em uma torre central. Quando essa usina for inaugurada, em janeiro de 2009, ela vai gerar 20 MW de eletricidade, o suficiente para abastecer 11 mil casas.



A tecnologia conhecida como Energia Solar Concentrada (CSP, na sigla em inglês) é considerada por muitos como a maneira mais simples, eficaz e barata para absorver a luz solar, segundo o Guardian. No entanto, a CSP funciona apenas em locais com céu limpo e sol muito forte, o que faz dos desertos da Andaluzia um lugar ideal.

E a Espanha está apostando no aproveitamento de seu clima: mais de 50 projetos de energia solar já foram aprovados para implantação e, até 2015, o país espera gerar mais de 2GW de eletricidade por meio de CSP, afirma o Guardian.


Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário