sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

MAMÍFERO RARO FILMADO PELA PRIMEIRA VEZ


Um dos mamíferos mais raros do mundo foi filmado pela primeira vez na República Dominicana.

Como um rato enorme, com um longo focinho fino, o Hispaniolian solenodon é o último de uma antiga linhagem de espécies sobreviventes da era dos dinossauros.

É um dos poucos mamíferos que sobreviveram nas ilhas do Caribe desde a chegada dos seres humanos, e que agora está sob ameaça devido ao desmatamento, a introdução de espécies novas como cães, as alterações climáticas e o desenvolvimento.

Em um esforço para descobrir mais sobre o solenodon, cientistas da Gerald Durrell Wildlife Conservation Trust monitoraram os mamíferos na República Dominicana por quatro semanas no Verão passado.

No entanto, apesar de um enorme esforço, apenas um espécime foi preso. O animal foi filmado sendo tratado por um membro da expedição.

foram colhidas amostras de DNA e informações importantes sobre o comportamento, antes de ser liberado de volta para o meio selvagem.

O mamífero têm um número de características distintas, devido ao seu exclusivo processo evolutivo. Por exemplo, tem dentes especializados, capazes de transportar um veneno que se encontra apenas em algumas outras espécies muito antigas.

Ainda não é sabido se o veneno em seus dentes é para auto-defesa ou para imobilizar presas.

O professor John Fa, diretor de ciência da conservação do Durrell Trust, disse que o estudo do animal é extremamente importante devido à sua longa história evolutiva única e também porque estão entre um punhado de sobreviventes de mais de 100 espécies de mamíferos que se extinguiram nas Antilhas desde a chegada dos seres humanos.

O mamífero insetívoro só é encontrado hoje na República Dominicana e Haiti.

Ele disse: "Há atualmente muito poucas informações conhecidas sobre esta espécie de animal ameaçado, assim, estamos tentando construir uma imagem da vida do solenodon e das ameaças que enfrenta, a fim de apoiar as ONGs locais e o Governo. Podemos em seguida, concluir um plano de conservação para esta espécie no Haiti e República Dominicana. "



Fonte: Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário