terça-feira, 20 de janeiro de 2009

POSSÍVEL PRESA DE MAMUTE ENCONTRADA NA ILHA DE SANTA CRUZ


Uma presa completa que se acredita pertencer a um mamute pré-histórico foi descoberta na Ilha de Santa Cruz, na costa sul da Califórnia, relataram investigadores na terça-feira.

Se a descoberta for confirmada, significaria que os mamutes vagaram na Ilha de Santa Cruz, de 62.000 acres, mais profundamente do que se pensava.

Kristina Gill, uma estudante do terceiro período de arqueologia da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, viu a presa quando trabalhava em uma garganta remota na costa norte da ilha no mês passado.

Estava próxima de diversos ossos da costela e de possíveis ossos da coxa, disse Lótus Vermeer, diretor de projeto da the Nature Conservancy's Santa Cruz Island.




"Nós nunca descobrimos restos de mamutes particularmente neste lugar da ilha antes" disse Vermeer. A Nature Conservancy e um perito em mamutes escavarão o local na próxima semana e usarão o radiocarbono para determinar a sua idade.


A Ilha de Santa Cruz é a maior de oito ilhas que compõe o canal da California. Durante o Pleistoceno, a mais de 10.000 anos atrás, as quatro ilhas do norte -- Santa Cruz, San Miguel, Santa Rosa e Anacapa, formaram uma grande ilha que os cientistas chamam de Santarosae.


Os cientistas teorizam que os mamutes Colombianos do continente -- antepassados do elefante atual -- nadou através do canal à procura da vegetação de Santarosae. Com o passar do tempo, eles evoluíram em uma forma pigméia para se adaptar melhor aos escassos recursos das ilhas.



A Julgar pelo tamanho da presa -- aproximadamente 4 pés de comprimento -- pode ter pertencido a um mamute pigmeu, disse Vermeer.



O esqueleto mais completo de um mamute pré-histórico pigmeu foi escavado em 1994 na Ilha de Santa Rosa. É raro encontrar restos de mamuts na Ilha de Santa Cruz, provavelmente porque seu terreno íngreme era inóspito aos mamutes pigmeus.

Em 2005, os investigadores descobriram fragmentos gigantescos do osso da coxa e de um membro anterior em Santa Cruz. Dez anos mais tarde, uma presa parcial foi desenterrada. Ambas as descobertas eram de um mamute Colombiano.


Paul Collins, curador de zoologia dos vertebrado no museu de história natural de Santa Barbara , disse que etava inseguro com relação ao significado do último achado baseado em fotos que viu.

Collins disse que é possível que os restos tenham pertencido a um mamífero marinho e que só uma escavação poderia resolver o assunto.
"É muito difícil dizer se você está ou não lidando com ossos de mamute", disse.


Fonte: Discovery Channel/Los Angeles Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário