quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tanzânia: 17 novas espécies de répteis e anfíbios


17 espécies desconhecidas de répteis e anfíbios foram descobertas nas florestas tropicais do leste da Tanzânia, segundo um relatório de cientistas italianos e tanzanianos.

As pesquisas das "praticamente inexploradas" florestas do Sul das Montanhas Nguru, entre 2004 e 2006, foram conduzidas por Michele Menegon do Museu das Ciências Naturais de Trento na Itália e colegas.

Foram registradas 92 espécies, das quais 17 nunca haviam sido documentadas.
As novas espécies - o que inclui camaleões, árvores, rãs e cobras, entre outros- possivelmente são endêmicas na região.

"Estes resultados, que documentam a grande riqueza das espécies e a notável endemia das florestas, destacam vivamente a importância biológica do Sul das Montanhas Nguru, e coloca o local entre os mais importantes para a conservação da herpetofauna na África", escreveu Menegon Nike Doggart, co-autor de um relatório publicado na revista Acta Herpetologica

As descobertas destacam a rica biodiversidade da região, mas Menegon e Doggart, juntamente com Nisha Owen da Frontier Forest Research Program Tanzânia, em Dar es Salaam, alertam que o ecossistema já está sob ameaça de incêndio e desflorestamento.

Os autores foram encorajados pelos esforços de uma ONG na Tanzânia, a Tanzânia Forest Conservation Group (TFCG), para implementar de uma maneira melhor, com os aldeões locais, a conservação na região.



Fonte: Mongabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário