sexta-feira, 21 de agosto de 2009

David Clarke comenta os novos arquivos OVNI do MoD




Olá eu sou David Clarke, do Departamento de Jornalismo da Sheffield Hallam University. Eu sou consultor do Arquivo Nacional para o lançamento contínuo dos arquivos OVNIS do MoD.

Esta é a quarta edição dos arquivos do Ministério da Defesa. Eles estão disponíveis para download em www.nationalarchives.gov.uk site / ufos.

Existem 14 imagens no total - com pouco mais de 4000 páginas de material, compreendendo 15 anos, de 1981 a 1996.

Existem arquivos pormenorizados sobre incidentes OVNI específicos, correspondência, perguntas de um parlamentar e uma série de arquivos que contem relatos de OVNIS no período entre janeiro de 1993 e agosto de 1996.

Durante estes três anos, houve mais de 800 avistamentos reportados ao ministério, com um grande aumento em números, em 1996, quando 609 incidentes foram registrados. Isso foi mais do que todos os três anos anteriores somados (1993: 258 avistamentos, 1994: 209 avistamentos, 1995: 117).

O grande aumento do número durante 1996 pode refletir uma maior sensibilização da opinião pública aos OVNIs e extraterrestres, devido à popularidade da série de TV "Arquivo X" e do lançamento do filme Independence Day ".


Quais os arquivos mais importantes?


Existem dois arquivos que lidam com o "avistamento da Floresta de Rendlesham em Suffolk.


Rendlesham é sem dúvida o melhor incidente OVNI conhecido da Grã-Bretanha. Tornou-se conhecido como o "Roswell britânico".

Trata-se de avistamentos de luzes misteriosas na floresta, fora da cerca do perímetro da RAF em Woodbridge feita pelo pessoal da USAF, em dezembro de 1980.

Alegaram que um OVNI havia pousado na floresta, deixando vestígios, incluindo marcações no terreno e radiação.

Um resumo das ocorrências foram incluídas em um famoso memorando ao Ministério da Defesa pelo Tenente-Coronel Charles Halt (comandante da base da USAF ), que testemunhou um dos avistamentos.

O memorando de Halt abre esse arquivo, que consiste em grande parte da correspondência entre o ministério e o público sobre o caso, entre 1983 e 1995.

Os arquivos revelam também que o ministério não conseguiu explicar o incidente, mas decidiu que era "sem importância para a defesa", porque objetos não identificados não foram detectados no radar, naquele momento.

Outro arquivo nesta versão contém a posição final do MoD sobre o incidente de Rendlesham. Isto foi escrito para o ministro da Defesa Lord David Britton, em 1995, e diz: "... é altamente improvável que qualquer violação do espaço aéreo do Reino Unido seria anunciado por tal demonstração de luzes.

Achamos que é igualmente improvável que qualquer reconhecimento ou atividade de espionagem seria anunciado desta maneira.

Acreditamos que o fato do Coronel Halt não relatar estas ocorrências ao Ministério da Defesa por quase duas semanas após o evento, juntamente com o modo discreto, no qual ele lidou com o assunto são indicativos do grau de importância em termos de defesa que deve ser dado ao incidente. "


Mas Lord Hill-Norton, um antigo chefe das Forças Armadas, não ficou convencido com as declarações do ministério sobre o caso.

Ele acreditava que o incidente OVNI da floresta de Rendlesham era "uma casca de banana em potencial para o Ministério da Defesa".

Em uma carta ao ministro da Defesa, Michael Heseltine, ele disse: "... Se o [relatório da USAF] ... é preciso, há evidências de que o espaço aéreo britânico e território são vulneráveis a invasões injustificadas a um grau preocupante.

Se, por outro lado, [relatório Halt] deve ser rejeitado, então temos evidências - não menos preocupantes, sugiro - de que um número considerável de pessoal da USAF em uma importante base em território britânico é capaz de equívoco grave, que pode ter conseqüências graves em termos militares. "

Respondendo a uma outra carta sobre o incidente, Michael Heseltine disse: "Posso garantir-vos que não há um grão de verdade na alegação de que houve um encobrimento sobre avistamentos de OVNIs", incluindo Rendlesham.


OVNIS belgas:


Outra história de OVNIs importante abrangida por esses arquivos é a onda de avistamentos que ocorreram na Bélgica durante 1989 -90.

Estes revelam como em marco de 1990 a Força Aérea Belga enviou caças F-16 para interceptar estranhos objetos voadores triangulares iluminados relatados por policiais e outros.

Em comunicado enviado ao Ministério da Defesa britânico em junho de 1994 o General Wilfried de Brouwer, Chefe de Operações da Força Aérea belga, confirma que os pilotos de F-16 obtiveram "lock-ons" com seus radares, mas foram incapazes de explicar o que tinha causado o fenômeno.

O Ministério da Defesa não foi informado sobre o incidente na época e concluiu que não houve nenhuma ameaça para o Reino Unido.

Por seu turno, o Ministério da Defesa britânico disse a um investigador "nunca ter detectado um artefato voando no espaço aéreo do Reino Unido que ainda não tivesse sido identificado."


Quais são os outros destaques deste lançamento?


Avistamentos de OVNI em Londres. Em 1993 e 1994, houve muitos avistamentos de um objeto oval iluminado que se moveu lentamente sobre Londres.

O Ministério da Defesa descobriu que estes foram causados por um dirigível daVirgin com publicidade do lançamento do Ford Mondeo. Esta aeronave foi vista até mesmo pelos funcionários do escritório de OVNI do MoD.

Os arquivos contêm muitos relatos e croquis dos OVNIS de Londres com forma de pires. É interessante notar que várias pessoas se recusaram a acreditar que o OVNI era o dirigível!

Incidente de Cosford: Um arquivo inteiro é dedicado a este caso. Luzes brilhantes foram vistas em toda a região central da Inglaterra, na madrugada de 31 de Março de 1993 por agentes da polícia e testemunhas militares, incluindo uma patrulha policial da RAF de Cosford, perto de Wolverhampton.

Durante 6 horas, houve mais de 30 avistamentos relatados ao Ministério da Defesa em todo o sul e oeste das Ilhas Britânicas.

O escritório do MoD OVNI estava tão preocupado que pediu a RAF as fitas de radar, mas estas não revelaram nada de anormal.

Mas logo depois, se descobriu que a maioria dos avistamentos foram causados pela reentrada na atmosfera do foguete russo que havia lançado o satélite Cosmos 2238. Este foi um OVNI, que acabou se tornando um OVI: "objeto voador identificado".

Quais os relatos mais incomuns nestes arquivos?


Sequestro Alien (tentativa!): A polícia de Staffordshire enviou um relatório ao Ministério da Defesa sobre um incidente estranho em Maio de 1995.

Dois jovens apavorados correram para dentro da delegacia, tarde da noite e afirmaram que viram um OVNI em um campo na Chasetown.

Eles foram atingidos por uma explosão de calor. Um rosto apareceu, e uma voz disse: "Nós queremos que vocês venham conosco." Eles entraram em pânico e correram.

A polícia voltou ao campo com os rapazes no dia seguinte, mas só encontraram um agricultor pulverizando plantações. Ele disse que não tinha visto nada de anormal!


Ataque de OVNI no cemitério


Relatório da polícia de Cheshire de julho de 96: Um jovem voltava para casa perto de Merseyside quando viu um OVNI em cima do cemitério.

Feixes de luz foram projetados para o chão, um barulho de gemidos foi ouvido e fumaça subiu do chão. As investigações no local, encontraram um buraco queimado e um dormente de ferrovia que fumegava quando a polícia chegou ...

OVNI na Escócia: Bonnybridge, uma pequena cidade no sul da Escócia, foi destaque na imprensa nacional durante 1994-95 como ponto quente na Grã-Bretanha para os avistamentos de OVNIs.

Foram mais de 3.000 relatórios. Em 1995, um vereador local escreveu para John Major pedindo uma investigação e, mais tarde, tentou transformar a cidade em gêmea de Roswell.

Todos os 14 arquivos podem ser baixados no site da TNA, que é:


www.nationalarchives.gov.uk/ufos

Nenhum comentário:

Postar um comentário