sábado, 9 de janeiro de 2010

Pesquisadora é atacada por jacaré no Amazonas e perde parte da perna



Deise Nishimura tem 24 anos e estuda botos no Inpa. Acidente ocorreu na reserva de Mamirauá, em Tefé.

A pesquisadora Deise Nishimura, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) perdeu parte da perna direita após ser atacada por um jacaré na Reserva de Mamirauá, em Tefé (AM).

O acidente ocorreu no último dia 30, quando a pesquisadora estava em local afastado da sede da reserva. Deise tem 24 anos e estuda botos.

De acordo com o Inpa, após o acidente a pesquisadora conseguiu se comunicar com a base de Mamirauá por meio de um rádio, e foi levada ao hospital de Tefé, onde passou por cirurgia.

Segundo funcionários da reserva, Deise sofreu amputação da maior parte da perna e permanece no hospital, mas está se recuperando bem e pode receber alta ainda nesta semana.


Muitos jacarés


A população de jacarés é muito alta na região de Tefé. Em entrevista ao Globo Amazônia em abril de 2009, o pesquisador Robinson Botero-Arias contou que há lugares em que chega a haver cem jacarés por quilômetros na margem dos rios.


Ribeirinhos preparam pele de jacarés após abate na reserva de Mamirauá. Como a população dos répteis é muito grande, a caça controlada é permitida. (Foto: Instituto Mamirauá/Divulgação)

Por causa da grande quantidade de animais, a caça controlada de jacarés é praticada na reserva com a autorização do Ibama.


Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário