sábado, 16 de janeiro de 2010

Zoológico dos EUA reproduz minirrã venenosa em cativeiro

Rã-morango é um dos menores anfíbios da Amazônia. Animal é conhecido por suas cores vibrantes e pele venenosa.

Rãs-morango podem ter mais de 30 variações de cor e não ultrapassam o tamanho de uma moeda. Comem formigas, besouros e outros invertebrados. (Foto: Smithsonian´s National Zoo/Divulgação)

A exposição sobre a Amazônia em um zoológico de Washington, nos EUA, acaba de ganhar novos integrantes. São filhotes da rã-morango (Oophaga pumilio), um dos menores anfíbios amazônicos. Conhecida por suas cores vibrantes e pela pele venenosa, o bicho coloca poucos ovos e, diferentemente da maioria dos anfíbios, cuida dos filhotes até que eles cresçam.

Segundo o Zoológico Nacional Smithsoniano, onde os anfíbios nasceram, a rã pode subir até 12 metros de altura para encontrar um lugar seguro para seus filhotes, e cada um ganha a sua própria poça de água. Nas próximas seis ou oito semanas, a mãe alimenta os bichinhos com ovos que não foram fertilizados. (Foto: Smithsonian´s National Zoo/Divulgação)


Depois de colocar cerca de seis ovos, a fêmea cuida deles até que eclodam. Depois disso, ela carrega cada girino nas costas até algum pequeno reservatório de água, em geral entre folhas de bromélias.


Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário