sexta-feira, 19 de março de 2010

Antigas estátuas são encontradas em templo egípcio


Thoth, o deus egípcio da sabedoria e conhecimento, muitas vezes era retratado com a cabeça de um pássaro Íbis ou um macaco babuíno.

O templo pertencia ao faraó Amenhotep III, avô do rei Tut.

Estátuas antigas foram encontradas em um templo de um dos faraós mais poderosos do Egito, Amenhotep III.

Uma estatua maciça de Thoth, o antigo deus da sabedoria, aparece ao lado do faraó. O templo foi destruído em grande parte, possivelmente por inundações, e pouco resta de suas paredes.

Uma equipe de arqueólogos desenterrou duas grandes estátuas em granito vermelho no sul do Egito, no templo mortuário de um dos faraós mais poderosos, que governou a quase 3.400 anos atrás, disse o Ministério da Cultura egipcio na terça-feira.

Um comunicado do ministério disse que a equipe descobriu uma estátua de 4 metros de Thoth, o antigo deus da sabedoria, e a parte superior de uma estátua do faraó Amenhotep III, em pé ao lado de outro deus.

Ambos foram encontrados enterrados no templo mortuário do faraó, na margem ocidental do rio Nilo, no sul da cidade de Luxor.

Em 28 de fevereiro, os arqueólogos descobriram uma cabeça de granito vermelho maciça de Amenhotep III, no mesmo templo.

A cabeça, que tem aproximadamente a altura de uma pessoa, é a escultura melhor preservada do rosto de Amenhotep III encontrada até agora.

Amenhotep III, que era avô do famoso faraó-menino Tutankhamon governou o Egito de 1387 a1348 a.C., e administrou um vasto império que se estendia desde a Núbia no sul, até a Síria, no norte.

O templo foi destruído em grande parte, possivelmente por inundações, e pouco resta de suas paredes.

Mas os arqueólogos foram capazes de descobrir uma grande variedade de artefatos e estatuária
enterradas nas ruínas, incluindo duas estátuas de Amenófis feitas de granito preto encontradas em março de 2009.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Discovery.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário