Os morcegos, únicos mamíferos capazes de voar, conseguem evitar os obstáculos e chegar a seu destino sem problemas através da escuridão graças a um sistema de sonar e uma capacidade de voo sofisticados, segundo dois estudos publicados nesta segunda-feira.
A primeira pesquisa conduzida por uma equipe de especialistas americanos e japoneses permitiu registrar em detalhes as técnicas a que esses animais noturnos recorrem para evitar objetos durante o voo.
Eles descobriram, assim, que os morcegos minimizam as interferências das ondas sonoras que emitem modificando suas frequências.
Os pesquisadores, da Universidade Brown, em Rhode Island, e da Universidade Doshida, no Japão, determinaram também que os animais memorizam, durante o voo, cada som emitido e seu eco. Assim, eles evitam uma confusão entre os sons e seus respectivos ecos que lhes pudessem ser fatal.
A segunda pesquisa conduzida por ornitólogos do Instituto Max Plank, na Alemanha, mostra como os morcegos utilizam o campo magnético terrestre para se orientar à noite em território desconhecido e que eles ajustam sua bússola natural em função da posição do sol poente. Os dois estudos foram publicados nos Anais da Academia Nacional Americana de Ciências.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário