O objeto, a olho nu, segundo palavras das testemunhas, era do tamanho de uma bola de futebol, e parecia uma bola de fogo, com tons de laranja e azul, com uma extensa linha de coloração tênue.
O avistamento, que ocorreu entre 2:25 hs e 2:28 hs, congestionou o número 911 da capital. Foram feitas "cerca de 70 chamadas, a partir das 2:29 hs, informando o incidente", de acordo com os operadores.
O coordenador do sistema, Rodrigo Iturra, disse, "Vamos investigar para determinar o que foi que as pessoas viram".
Todas as testemunhas disseram que a luz se movia rapidamente de oeste para leste, e que foi visível por pelo menos três minutos, desaparecendo por trás das colinas.
As chamadas para o 911 vieram dos bairros de Santa Ana I, Villa Mitre, Ciudad del Milagro, Parque Belgrano e centro da cidade.
Além desses bairros, moradores de Cerrillos, El Carril, La Merced, Chicoana e Cachi contataram o jornal El Tribuno para informar o avistamento de OVNIs.
"Era uma coisa enorme em chamas. Foi uma visão bonita ", disse Pedro Lopez, de La Silleta.
"Antes de dormir, eu lembrei que tinha deixado a máquina de lavar com a minha roupa lavada dentro.
Então eu saí para a varanda para pendurá-las e quando eu estava terminando, em um dado momento, eu vi algo no céu como uma estrela cadente, mas muito maior e laranja.
Parecia um cometa. Ele desapareceu na serra ", disse Daiana Garcia, moradora de Vila Mitre que se comunicou pela Linha direta do El Tribuno.
"Meu nome é Damian Sebastian Lera, vivo na rua Alvarado, 1800. Eu queria dizer-lhes que, hoje, quarta-feira, 24 de março de 2010, desde as 2:25 hs até 2:28 hs pude vêr, com minha esposa e uma prima, uma bola de fogo no céu.
Por sua extensa duração tivemos medo. Foi muito impressionante. Poderiam me informar o que foi aquilo? ", Escreveu um leitor.
"Não há relatos de acidentes ou danos. Pode ter sido um meteorito. Nossa equipe se mobilizou e investigou. Foi um fenômeno natural ", analisou o diretor do 911, Victor Ola Castro.
Por sua parte, a Dra. Graciela Romero, fisica responsável pelo observatório astronomico da Universidade Nacional de Salta (UNSA) concorda com o funcionário.
"Pelas descrições das pessoas o mais certo é que tenha sido um grande meteorito. Entrarei em contato com grupos científicos para saber que informações eles possuem a respeito, e se acontecerá algum tipo de busca ", disse ela.
O chefe do Aeroporto de Salta, major Omar Arce, disse, "não temos nada registrado. Mas o que eles dizem que viram não era um avião ".
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: El Tribuno
Nenhum comentário:
Postar um comentário