segunda-feira, 26 de julho de 2010

Boeing lança avião não-tripulado movido a hidrogênio


Empresa faz aeronave ‘ecológica’ com motor feito pela Ford.

A Boeing apresentou o Phantom Eye, seu novo avião a hidrogênio não tripulado. O protótipo poderá voar por quatro dias a quase 20 km de altura.

“O Phantom Eye é o primeiro do tipo e pode iniciar um negócio novo de recolhimento de dados e comunicações”, diz o presidente da Boeing Phantom Works, Darryl Davis. Há uma grande chance deste avião ser empregado para a espionagem no futuro.

Até o final desta temporada de verão, nos Estados Unidos, o avião deverá ser levado para a Base Aérea de Edwards na Califórnia para iniciar preparação para seu primeiro voo. O teste acontecerá no início de 2011 e deve durar de quatro a oito horas.



O avião pode não ter o design mais bonito, mas será ecológico. “A propulsão a hidrogênio será a chave do sucesso do Phantom Eye.

É muito eficiente, oferece uma grande economia de combustível, e o único subproduto gerado é a água, então, é também uma aeronave ‘verde’ ”, diz Drew Mallow, gerente do programa Phantom Eye.

A aeronave deve atingir uma velocidade aproximada de 277 quilômetros por hora e carregar até 200 quilos.



Tem dois motores de 2,3 litros de quatro cilindros, com 150 cv cada (300 cv no total). Seria o equivalente ao novo Ford Mustang V6, de 305 cv, a comparação é justa porque o motor foi desenvolvido pela Ford.

Além dela, Nasa, Ball Aerosapace, Aurora Flight Sciences, Mahle Powertrain, Turbosolutions Engineering e a Agência de Projetos de Pesquisa de Defesa Avançados estão entre as empresas e organizações que participaram do projeto.


Fonte: Revista Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário