quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novo 'círculo cerimonial' é encontrado perto de Stonehenge


Um grupo internacional de arqueólogos descobriu outro monumento cerimonial nos arredores dos monólitos de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra, aumentando ainda mais os mistérios sobre o local, divulgou a imprensa britânica nesta quinta-feira.

Stonehenge é um grupo de pedras milenares pesando toneladas dispostas em círculos.

Acredita-se que era usado por antigas civilizações e supostamente em celebrações religiosas, mas até hoje sua função é discutida. Teria sido concluído por volta de 2000 a.C.

Este segundo monumento, uma fundação circular que sustentava uma estrutura de madeira, foi descoberto a 900 m a noroeste do grupo de pedras conhecido.



Foi encontrado durante um projeto para traçar o mapa do entorno de Stonehenge, que deve durar três anos.

Os arqueólogos envolvidos, dentre eles britânicos, austríacos, alemães, noruegueses e suecos, disseram que este achado é "incrível". "(Este novo monumento) mudará a perspectiva da paisagem que rodeia Stonehenge", disse Vince Gaffney, da Universidade de Birmingham.

Gaffney declarou que a população considera a construção neolítica, Patrimônio da Humanidade, como um monumento de "suprema importância" por ser o único na região.



O novo achado pode ajudar a contextualizar o emblemático monumento de pedra, já que os arqueólogos perceberam que Stonehenge compartilhava as atenções, durante o neolítico, com outra construção cerimonial que, inclusive, tinha a mesma forma e disposição.

Segundo os pesquisadores, os restos do antigo monumento demonstram que 24 obeliscos de madeira de aproximadamente 75 cm de diâmetro formavam um círculo de 25 m de diâmetro no local.

Esta construção poderia ser um "espelho" de outra parecida que também foi descoberta nos arredores de Stonehenge, a 1,3 km ao sudeste, e que os arqueólogos já conheciam.

Os três monumentos estariam mais ou menos alinhados e formariam uma composição ainda mais complexa e cujo significado continua sendo um mistério.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário