segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EUA não sabem por que nave hipersônica caiu


Agência americana confirma que nave hipersônica testada pela segunda vez no último dia 11 caiu no mar – porém não sabe ainda as causas da falha.

A Agência de Projetos Avançados de Defesa (DARPA) vem desenvolvendo a Falcon HTV-2 como parte de seu projeto de criar um sistema de transporte que chegue a qualquer parte do mundo em menos de uma hora.

A Falcon HTV 2, abreviação para Hypersonic Technology Vehicle, é uma nave não tripulada lançada pelo foguete Minoutaur IV.

Ao atingir a altura desejada, ela se solta e plana na atmosfera a mais de 20.900 km/h – ou Mach 20. Para efeito de comparação, a velocidade do som é Mach 1.

Em um primeiro teste, realizado em 22 de abril de 2010, a nave permaneceu nove minutos no ar antes de fazer um pouso controlado no mar.

Os problemas que levaram ao pouso, entre eles um erro no centro de gravidade do equipamento, foram corrigidos.

Segundo a Darpa, na segunda tentativa, a Falcon HTV-2 permaneceu estável em Mach 20 durante três minutos, mas “passou por uma anomalia” ainda não identificada que obrigou o piloto automático a pousar forçadamente no mar. A falha, no entanto, não seria relacionada aos problemas do primeiro teste.


Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário