A publicação web The Huffington Post apresentou a seguinte reportagem, que relata entre outros fatos interessantíssimos, que a maior organização mundial de pesquisa sobre OVNIs, a MUFON, declarou recentemente que mais pessoas do que nunca estão reportando a respeito de OVNIs, sendo a maioria destes avistamentos nos EUA e no Canadá.
“No último ano, tivemos uma média de 500 relatos de avistamentos por mês, comparado com os 300 de três anos atrás“, disse Clifford Clift, diretor internacional da MUFON.
“E eu recebo semanalmente telefonemas de uma ou duas companhias de produções, querendo usar as histórias sobre os OVNIs“.
Até a semana passada, as luzes misteriosas em Laredo, Texas, e em Kansas City, Missouri, nos EUA, eram consideradas como a exata definição de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados).
Mas, é claro, isso não significa que não poderá haver outras explicações para estes casos. Em geral se diz que 95% de todos os avistamentos são facilmente explicáveis.
Alguns não são nada mais do que aeronaves convencionais, outros, satélites, ou até mesmo balões meteorológicos, sem contar com as fotos e filmes forjados.
No caso do avistamento de Kansas City, os OVNIs eram a equipe de paraquedistas do exército dos EUA, praticando seus saltos à noite. Mas o avistamento da luz que piscava sobre Laredo ainda é inconclusivo.
Contudo, os restantes 5% de todos os relatos de OVNIs não são facilmente explicados. E muitos deles são reportados por pilotos comerciais e militares.
Alguns destes casos foram examinados no novo documentário do History Channel “Secret Access: UFOs On The Record” (Acesso Secreto: Registros de OVNIs), que foi ao ar na semana passada nos EUA.
“Há também o excelente caso na América do Sul, onde um vôo comercial noturno sobre a Cordilheira dos Andes em que todas as pessoas de um lado do avião avistaram um objeto luminoso que estava se aproximando na mesma altitude“, disse Richard Haines, um ex-cientista da NASA.
“Quanto mais próximo ele ficava, mais fracas ficavam as luzes da cabine da aeronave comercial. Bem, isto é um interessante efeito eletromagnético“.
Haines já foi um cético do fenômeno dos OVNIs, até que começou a escutar relatos de pilotos comerciais que compartilhavam suas experiências de OVNIs com ele.
Finalmente ele criou uma organização chamada National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena -NARCAP (Centro Nacional de Relatos da Aviação sobre Fenômenos Anômalos), que serve como um canal confidencial para relatos de pilotos, tripulação e controladores aéreos, que de outra forma teriam receio de se manifestar.
“Estou tentando ser um cientista consciente e deixar as coisas tomarem seus devidos rumos, mas imediatamente encontrei um alto nível de imparcialidade e medo das pessoas que não deveriam ter receio. A ciência não deveria temer“, disse Hanes.
Haines e colegas da NARCAP preferem usar o termo Unidentified Aerial Phenomena (UAP), ou Fenômenos Aéreos Não Identificados, para incluir “uma ampla gama de fenômenos atmosféricos e efeitos que poderiam bem ser espaçonaves alienígenas, mas que também poderiam ser algo bem diferente que a ciência ainda não compreende“.
De acordo com anos de conversa entre Hanes e pilotos, estes têm relatado diferentes tipos de encontros com objetos não explicáveis.
“Um destes é um encontro onde a aeronave está voando em sua rota, geralmente por intermédio do piloto automático, quando o fenômeno chega ao seu lado, se aproxima do avião, segue paralelamente, e algumas vezes fazendo manobras ao redor dele e então voa embora“, disse Haines.
“Isto é muito importante, porque indica uma inteligência por detrás do fenômeno, que está selecionando o avião como um foco de atenção e interesse“, ele adicionou.
E parece que foi isso que aconteceu no caso altamente divulgado de 1986, onde a tripulação de um Jumbo 747 da Japan Airlines sobrevoava o Alasca quando encontraram e relataram para os controladores de tráfego da cidade de Anchorage dois OVNIs voando paralelamente ao seu avião . Então, os pilotos relataram o aparecimento de um enorme terceiro OVNI.
“Quando o controlador de vôo averiguou com os militares, estes disseram que tinham uma leitura no radar, não só de um objeto, mas de dois objetos primários“, disse John Callahan, ex-chefe da Divisão de Acidentes, Avaliações e Investigações da FAA – Federal Aviation Administration, EUA.
“Quando o piloto primeiramente reportou o OVNI, ele disse que era uma enorme bola de luz, aproximadamente quatro vezes maior que seu jumbo 747“, disse Callahan.
O encontro de mais de 30 minutos terminou quando o OVNI desapareceu. Mas a melhor parte deste caso é após o incidente, quando Callahan foi contatado pela CIA.
“Eu recebi um telefonema de uma pessoa da CIA que disse que gostaria de conversar comigo sobre o OVNI. Eu disse, ‘Que OVNI?’ Ele disse, ‘O OVNI que estava no Alasca’ “.
No outro dia, Callahan estava em uma reunião com membros da equipe científica do então Presidente Ronald Reagan, a CIA e o FBI, onde lhe disseram para entregar todo o material sobre o caso.
“Após lhes mostrar o material por três vezes, um dos cientistas levantou-se e perguntou sobre o radar. Finalmente outro homem se manifestou e disse, ‘OK’, e apontou para a tela dizendo, ‘Este evento nunca ocorreu. Nós nunca estivemos aqui. Estamos confiscando todos os dados e você deve jurar manter segredo“.
“Eu perguntei o que ele achava que o objeto era, e ele disse, ‘É um OVNI. Olhe para eles [apontando para os cientistas], eles estão babando para acessar estes dados. Esta é a primeira vez que tiveram mais do que um minuto de dados de radar sobre um OVNI’ “.
Callahan diz ter pedido ao agente da CIA para contatar a imprensa sobre o OVNI. ” ‘Oh, não pode!”, disse o agente. Eu então perguntei, por que não? Ele disse, ‘Isto assustaria a população — eles não podem saber sobre isso’. Assim, eles pegaram todo o material e partiram“, relembra Callahan.
O ex-chefe da FAA (na foto, ao lado de Leslei Kean), acha que a Terra está sendo visitada por alienígenas.
“Oh, eu realmente acho que estamos. E o governo não quer te contar a verdade toda a hora. Parte do que eu estava fazendo nos meus 10 anos com o governo era mentir para a população. Eu forneci desinformação — uma tática aprovada no governo — porque as pessoas não podem encarar a verdade“.
Após anos de trabalho com os pilotos e tentando compreender racionalmente o que eles algumas vezes encontravam durante seus vôos, Hains é um pouco hesitante quando é perguntado o que pensa a respeito dos OVNIs.
“Esta é uma pergunta pesada. Novamente, eu sou primeiramente um cientista; não sou profeta ou politico, e honestamente não sei, mas estou tentando fazer meu trabalho e alcançar uma resposta racional, baseada em evidências“.
“Cheguei à conclusão de que há uma boa quantidade de evidências que sugerem uma inteligência por detrás deste fenômeno. E é esta a conclusão aqui“.
Fonte: Huffington Post via Ovni Hoje
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