quarta-feira, 4 de abril de 2012

Luzes não identificadas aparecem em Dom Inocêncio, no Piauí

Foto do possível fenômeno. Uma claridade luminosa no meio da escuridão noturna, no firmamento. Crédito: DomInocencio 


Há muito tempo comenta-se, no povoado de Oitis, em Dom Inocêncio (PI), a 615km de Teresina, que um verdadeiro fato sobrenatural, até o momento inexplicável do ponto de vista lógico e racional, ocorre no período noturno e já está impregnado no imaginário local.

Trata-se de uma luminosidade muito intensa e de grandes proporções que, em movimento de subida e descida, ilumina a faixa territorial que fica entre a Barragem São Raimundo Nonato e o morro do Oitis, pico mais elevado do município.


Explicações para o caso existem das mais variadas formas, desde um simples reflexo das águas da represa até fenômenos extraterrestres, como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).

Alguns moradores mais criativos afirmam tratar-se de uma luz emitida por fantasmas que aparecem na barragem que, na época da construção, acabou inundando o cemitério local.


É bastante conhecido o fenômeno existente em cemitérios chamado de "fogo fátuo", cientificamente explicado como a emissão de gases formados pela decomposição de seres vivos que, ao entrarem em contato com a atmosfera, podem emitir uma luz temporária em forma de chama.


Neste caso específico, seria improvável tal possibilidade, pois a água impediria tal fenômeno. Outros acreditam na hipótese da luminosidade vir de uma estrela refletindo seu brilho na superfície do lago.

Há ainda uma outra possibilidade, segundo moradores mais agnósticos e mais remota, é claro, da luz ser proveniente do alto da montanha, não se sabe exatamente como, pois ela desaparece subitamente ao atingir o ponto mais alto do morro.


A reportagem não duvida da veracidade dos fatos, presenciado por muitos nativos, deseja que o fenômeno seja esclarecido e o local possa inclusive ser elevado a categoria de ponto turístico de Dom Inocêncio pelas suas belezas naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário