sábado, 6 de abril de 2013

Brasil lança avião não tripulado sem asas que promete revolucionar mercado



Um disco voador no céu brasileiro. Essa é a impressão que se tem ao ver o ORBIS no ar. A aeronave redonda e não tripulada possui um sofisticado sistema ótico, com câmeras capazes de transmitir imagens ao vivo para uma central de controle, garante a Santos Lab, desenvolvedora do projeto.


O ORBIS será lançadod urante a LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança –, que ocorre entre os dias 9 e 12 de abril no Rio Centro (RJ).


O ORBIS, como é chamado, é o primeiro vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) no mundo a decolar na vertical e transicionar sem sofrer queda.

Ele é feito de fibra de carbono e pesa cerca de 1,5 kg, foi totalmente desenvolvido pelos brasileiros Gilberto Buffara e Gabriel Klabin e será uma das principais inovações apresentadas durante a LAAD.


A Santos Lab é um tradicional fornecedor de aviões não tripulados, sendo a única empresa nacional a equipar a Marinha brasileira com este tipo de equipamentos.

Os Fuzileiros Navais utilizam a Geração II do Carcará, um outro tipo de avião, com asas, mas feito com polipropileno expandido.

Ele pode ser utilizado para o monitoramento de segurança de áreas urbanas, com muita utilidade em grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, além de poder servir de apoio para operações policiais e militares em áreas de conflito.

Além disso, o ORBIS também pode ser utilizado em monitoramentos noturnos, já que tem a possibilidade de vir equipado com câmera infravermelha.



Fonte: JB

Um comentário:

  1. revolucionar só se for o mercado nacional brasileiro porque esses aviao nao tripulado já existe na europa e USA a muito tempo

    ResponderExcluir