sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nova espécie de dinossauro é encontrada em Madagascar


 Uma nova espécie de dinossauro encontrada em Madagascar, ilha da costa Leste da África, chegou em boa hora para preencher o que especialistas afirmam ser um elo perdido entre os registros de fósseis do país. 


Anunciado ontem, o Dahalokely tokana tinha entre 2,7 e 4,3 metros de comprimento e viveu há cerca de 90 milhões de anos.


O Dahalokely pertence ao grupo chamado abelisauridae, de dinossauros carnívoros que viveram nas terras ao Sul da linha do Equador. 


Até agora, o enorme intervalo de tempo entre 165 milhões e 70 milhões de anos atrás era uma incógnita em Madagascar, pois não havia sido encontrado nenhum fóssil de dinossauro que pertencesse ao período. A nova espécie encurta a incerteza sobre a evolução dos répteis da região para 20 milhões de anos.


O nome do animal pré-histórico tem origem na língua local e significa "bandido solitário". Faz referência à dieta carnívora que os cientistas presumem para o réptil, bem como ao fato de que ele viveu em uma época em que as massas da Índia e Madagascar foram isoladas.


Os fósseis do Dahalokely foram escavados entre 2007 e 2010, perto de Antsiranana, no extremo Norte de Madagascar. 


Os ossos recuperados incluíam vértebras e costelas. Uma vez que tais áreas do esqueleto são bastante distintas em alguns dinossauros, elas serviram para que os pesquisadores pudessem afirmar que estavam diante de uma nova espécie. 


Várias características - incluindo o formato de cavidades na lateral das vértebras - foram tidas como únicas em comparação com qualquer outro dinossauro.


Na época em que o réptil gigante viveu, Madagascar estava conectada com a Índia, e as duas massas de terra ficavam isoladas no meio do Oceano Índico. 


Evidências geológicas indicam que Índia e Madagascar se separaram há 88 milhões de anos, pouco depois da época em que os Dahalokely viveram.


Os ossos encontrados até agora preservam uma intrigante mescla de características encontradas em dinossauros dos dois países.


"Sempre suspeitamos que os abelisauridae estiveram em Madagascar há 90 milhões de anos, e o Daholokely confirma essa hipótese", disse o líder da pesquisa, Andrew Farke, do Museu Raymond M. Alf de Paleontologia, dos Estados Unidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário