quarta-feira, 12 de junho de 2013

'Formiga louca' infesta regiões dos EUA e ataca aparelhos eletrônicos

Formiga da espécie 'Nylanderia fulva', que está causando prejuízos nos EUA (Foto: Gotzek/Brady/Kallal/Wikicommons)


Formiga rainha da espécie 'Nylanderia fulva', vista de frente (Foto: Divulgação/Joe MacGown/Museu Entomológico de Mississippi)



Formiga rainha da espécie 'Nylanderia fulva', vista de lado (Foto: Divulgação/Joe MacGown/Museu Entomológico de Mississippi)



'Formigas loucas' percorrem mão de americano (Foto: Reprodução/YouTube/TomRasberry)  
 
 
 
 
Inseto deve ter sido levado do Brasil e da Argentina, dizem cientistas. Formiga causou prejuízos de US$ 146,5 milhões em um ano no Texas.
 
 
  Uma espécie de formiga invasora está causando prejuízos em pelo menos quatro estados americanos, apontam jornais e sites de notícias dos EUA.


Elas comem de tudo e atacam aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e TVs, afirma o site "ABC News", da rede de televisão americana "ABC".



Pequenos animais também não estão a salvo do inseto, da espécie Nylanderia fulva. Ela é chamada popularmente de "formiga louca", de acordo com o "ABC News".


Só no Texas, as formigas causaram prejuízo de US$ 146,5 milhões em equipamentos eletrônicos em um ano, informa o "ABC News". Elas também foram encontradas na Flórida, no Mississippi e na Louisiana, de acordo com os veículos de imprensa.



Os insetos são minúsculos e provavelmente foram levados aos EUA de forma involuntária por pessoas vindas da Argentina e do Brasil, diz o "ABC News". O tamanho diminuto facilita que milhões de formigas se escondam dentro de um laptop, por exemplo, dizem os jornais.



O nome "formiga louca" foi dado porque a trilha que o animal deixa conforme se alimenta é confusa e errática, dizem os jornais americanos.



Primeiro registro




O primeiro registro da Nylanderia fulva nos EUA foi na cidade de Houston em 2002, afirma o jornal britânico "Daily Mail".


O pesquisador Ed LeBrun, da Universidade do Texas, disse ao periódico que as formigas onívoras atacam e matam outras espécies, além de monopolizar fontes de comida, causando problemas ao ecossistema em que estão inseridas.


Produtos químicos que matam insetos comuns não funcionam contra as "formigas loucas", diz o "Daily Mail". O jornal aconselha às pessoas que encontrarem os animais em suas casas a chamarem empresas especializadas no controle de pestes para se livrar do bicho.


Ao atacarem um equipamento eletrônico, as formigas são eletrocutadas e emitem um odor no ar que atrai outras da mesma espécie. Numa série de "ataques", em que tentam "devorar" fios e componentes, as formigas mortas vão se amontoando no aparelho e eventualmente causam um curto-circuito, diz o "ABC News".


Pesquisadores afirmam que as formigas não conseguem sobreviver em ambientes muito secos ou frios. Estes insetos não possuem picadas dolorosas, mas causam prejuízos e invadem carros, casas, aparelhos eletrônicos e outros locais com facilidade, dizem os cientistas.





Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário