terça-feira, 18 de junho de 2013

Projeto tenta contato com ETs através de sinais de rádio

Estação de rádio construída em 1968 nos Estados Unidos será responsável por transmitir mensagens ao espaço Foto: Lone Signal Media / Divulgação
 
 
Site tenta abrir diálogo pioneiro entre humanos e extraterrestres.
 
 
Daqui a 18 anos, mensagens recém-lançadas ao espaço a partir da Terra devem chegar a um distante sistema estelar conhecido como Gliese 526. 


A iniciativa faz parte de um projeto apresentado ontem nos Estados Unidos que planeja enviar recados escritos por terráqueos para quaisquer extraterrestres (ETs) que os possam receber. 


A equipe por trás do site Lone Signal espera que essas mensagens deem início ao primeiro diálogo entre o nosso planeta e outros formas de vida inteligente.




Uma das primeiras mensagens enviadas pela empresa ao sistema Gliese 526 - localizado a 17,6 anos-luz da Terra - foi enviada pelo famoso futurista Ray Kurzweil com cumprimentos. 


"Enquanto vocês recebem isto, nossos computadores nos tornaram mais espertos, mais capazes de entender vocês e o conhecimento do universo", afirmou o inventor na nota. 


Para tentar o contato, o site utiliza a antena de uma estação de rádio na Califórnia com a qual firmou um contrato garantindo 30 anos de concessão do equipamento.


"O sinal, dentro de 19 horas, vai ir além do que a sonda Voyager conseguiu em (quase) 40 anos", afirmou Jason Silva, que se dirigiu a uma plateia repleta de empresários, entusiastas e cientistas em Manhattan no lançamento do Lone Signal.



Cientistas não têm certeza se o alvo escolhido para o envio das mensagens (a estrela anã-vermelha Gliese 526) contém quaisquer exoplanetas, porém um dos responsáveis pela empresa, Jacob Haqq-Misra, acredita ser possível que o sistema abrigue vida. Gliese 526 está listado no catálogo de sistemas próximos em zonas habitáveis.


 O site não impõe restrições às mensagens enviadas pelos usuários ao espaço - apesar de permitir aos participantes que marquem seus recados como "inapropriados", o que não impede sua transmissão. Entre os envios (confira aqui) há representantes de vários países, inclusive do Brasil. 


As mensagens, em diversas línguas, vão desde pedidos de ajuda até cumprimentos de paz, piadinhas e referências a obras de ficção científica.

 
 
 
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário