sábado, 8 de agosto de 2009

Antigos britânicos teriam praticado canibalismo, sugere osso de 9.000 anos


Antigos britânicos podem ter sido canibais, revela uma pesquisa divulgada hoje. Em um osso de braço humano quebrado, encontrado nas cavernas pré-históricas de Devon, verificou-se que foram feitas sete marcas de cortes por uma ferramenta de pedra.

Os cientistas
que examinaram as marcas no osso de 9.000 anos de idade, que teve a medula retirada, acreditam que o desmembramento ocorreu pouco após a morte. O Dr. Rick Schulting da Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford, disse: "Há marcas intencionais, e parece que o osso foi intencionalmente partido.

Dr. Rick Schulting da Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford



"Estas duas coisas juntas aumentam a possibilidade de canibalismo". "A localização da fratura, no cotovelo direito, e o corte, seriam feitos se ocorresse o desmembramento. "O fato das marcas estarem todas no mesmo local indicam que foram feitas para remover músculos presos no osso, enquanto ainda estavam "frescos", disse o Dr. Schulting.

Ele acrescentou que havia restos provenientes de um animal, que teria tido o osso quebrado para remover a medula, que era altamente valorizada pelo homem no período Mesolítico. O fragmento ósseo, da C
averna de Kent, está sendo mantido no Museu Torquay.

O Dr. Schulting mostrou a peça para o curador Barry Chandler, que notou as marcas paralelas de cortes. O paradeiro dos restos do corpo é desconhecido. O Dr. Schulting disse que o canibalismo é apenas uma possibilidade, e que as marcas poderiam ter sido parte de um processo de enterro ritualístico.

Ele acrescentou: "Estes cortes podem ter sido feitos para ajudar o corpo a decompor mais rapidamente, e acelerar o processo de encontro com os antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário