sábado, 17 de janeiro de 2009

Fóssil de novo peixe é descoberto no Maranhão


A raia espadarte, como foi batizada pelos pesquisadores, ganhou este nome por causa de uma cartilagem crescida, que lembra uma espada. Ela viveu no Brasil há mais de 95 milhões de anos.

Pesquisadores do Maranhão descobriram fósseis de um estranho peixe, que viveu há milhões de anos no Brasil.

Martelos, pinça cirúrgica. É um trabalho minucioso dedicado a encontrar pequenos fragmentos de vidas passadas. "Sempre pode ter algo novo, então a gente tem que ficar com os olhos bem atentos porque de repente pode ser uma grande descoberta", disse o pesquisador Rafael Lindoso.

A Ilha do Cajual, a 25 quilômetros de São Luís, esconde por trás de paredões de rochas e embaixo da areia da praia, fósseis de animais e plantas de quase 100 milhões de anos.


"Para nós, cientistas, é muito gratificante chegar aqui, identificar o fóssil, coletar, levar para o laboratório e chegar à conclusão que são espécies novas e bichos que não tem em outro lugar e que tem aqui”, disse a pesquisadora Annie Hsiou.


Foi numa destas escavações que veio a surpresa. A descoberta mais recente dos cientistas é um peixe que só foi encontrado por enquanto aqui no Brasil. A raia espadarte, como foi batizada pelos pesquisadores, ganhou este nome por causa de uma cartilagem crescida, que lembra uma espada.

É a primeira vez que os paleontólogos apresentam a novidade. Pela conclusão dos pesquisadores da França e Estados Unidos, a raia gigante viveu nesta região do Brasil há mais de 95 milhões de anos.

A réplica da espécie está no Museu de História Natural do Maranhão. Nos próximos meses, a novidade vai se espalhar pelo mundo. Revistas especializadas no assunto vão publicar a descoberta dos pesquisadores brasileiros.

“Toda a espécie nova, quando é descoberta, tem impacto para a ciência. É uma novidade interessante e vai ajudar a recompor a história da biodiversidade do planeta. Isso é muito gratificante”, finalizou o pesquisador Manuel Alfredo Medeiros.


Fonte: Jornal Nacional


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...