sábado, 17 de maio de 2014

Unesp publica artigo sobre nova espécie de peixe: O cascudo foi encontrado na região amazônica


Na edição de abril da revista científica Zookeys foi publicado o artigo “New species of the Pseudancistrus barbatusgroup (Siluriformes, Loricariidae) with comments on its biogeography and dispersal routes”, de autoria dos doutorandos Gabriel de Souza da Costa e Silva e Ricardo Britzke, do pesquisador Fabio Fernandes Roxo e do professor Claudio Oliveira, que integram o Laboratório de Biologia e Genética de Peixes do Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu.


A publicação apresenta a descrição de uma nova espécie de cascudo do gênero Pseudancistrusencontrada na Bacia do Rio Tapajós, na região amazônica. Segundo os autores do estudo, essa espécie se distingue de outras por apresentar algumas características peculiares, entre elas seu maior comprimento, o padrão de manchas e a distribuição de odontódeos (dentes tegumentares). No estudo, foram realizados análises morfológicas, sequenciamento de DNA e análises filogenéticas, que comprovaram a descoberta.


“A localidade da espécie é o Parque Nacional do Amazonas, na Bacia do Rio Tapajós, para o qual existem projetos de se construir várias hidrelétricas, inclusive com possibilidade de inundação de parte da área do Parque, o que pode colocar essa e muitas outras espécies da região em sérios riscos de extinção”, comentou o professor Claudio Oliveira.
 
 
 
 
Fonte: Esteta

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...