sábado, 24 de janeiro de 2009

ENCONTRADA NOVA ESPÉCIE DE PEIXE


Uma nova espécie de peixe tropical da América do Sul confirma a suspeita das raízes loricariidae do bagre. O Lithogenes wahari compartilha características diferentes de duas famílias de peixes: uma armadura óssea que protege a sua cabeça e cauda, e uma barbatana pélvica que lhe permite subir em superfícies verticais.

A descoberta dessas duas características no Lithogenes sugere aos ictiólogos Scott Schaefer do Museu Americano de História Natural e Francisco Provenzano da Universidade Central da Venezuela que o ancestral comum dos Loricariidae e Astroblepidae provavelmente poderiam agarrar e escalar rochas com sua cauda e boca .

O incomum bagre chamou a atenção da equipe a vinte anos atrás, em Caracas. Um antropólogo que trabalha no remoto estado do Amazonas recolheu amostras de alimentos locais e trouxe-os para o Instituto de Zoologica de identificação.

"O peixe era tão estranho na morfologia que não se encaixava em nenhuma categoria taxonômica que conheciamos", lembra Schaefer, curador da Divisão de Zoologia de Vertebrados no Museu. "Mas parecia que tinha sido atropelado por um caminhão. Precisávamos de um espécime melhor."

Anos se passaram e nenhum espécime foi encontrado, até que a equipe, após várias viagens as cabeceiras do Rio Cuao, afluente do Rio Orinoco, conseguiu capturar alguns L. Wahari. As novas amostras confirmaram que a espécie é a ponte entre duas familias de bagres.


Fonte: Science Daily

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...