A Justiça dos EUA pediu a extradição de Gary McKinnon, de 44 anos, acusado de ter realizado a maior invasão online dos computadores militares americanos de todos os tempos.
O escocês McKinnon admitiu ter acessado 97 computadores pertencentes a organizações como a Marinha americana e a Nasa entre 2001 e 2002, mas afirma que estava apenas procurando informações secretas sobre Ovnis (Objetos Voadores Não Identificados).
Já os EUA afirmam que as invasões causaram danos avaliados em cerca de US$ 800 mil - acusação que McKinnon nega.
Ele pode ser condenado a até 60 anos de prisão nos EUA.
Apelo
A mãe de McKinnon, Janis Sharp, apelou ao presidente Obama depois do anúncio do pedido de extradição.
"Por favor nos escute, Obama, porque eu sei que você faria a coisa certa", disse.
"Obama não iria querer isso. Ele não deseja que o primeiro a ser extraditado por ter usado de forma errada seu computador tenha síndrome de Asperger, um cara interessado em Ovnis", disse ela.
A síndrome de Asperger é uma variação mais branda do autismo.
Grã-Bretanha
A Justiça britânica vem negando apelos para que ele seja julgado na Grã-Bretanha, alegando que as evidências foram coletadas nos Estados Unidos e os prejudicados foram instituições americanas.
A Suprema Corte britânica deve decidir nos próximos meses se ele será extraditado, levando em conta sua condição médica.
Partidos de oposição britânica já se manifestaram contra a extradição. Além disso, uma carta assinada por 40 parlamentares do país foi enviada a Obama pedindo para que o que chamaram de "episódio vergonhoso" seja encerrado.
Muitas celebridades britânicas já se manifestaram contra a extradição de McKinnon, inlcuindo Sting, David Gilmour, Boby Geldoff, Peter Gabriel e Nick Hornby.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário