Arqueólogos anunciaram na sexta-feira a descoberta do esqueleto de uma mulher com cerca de 4.500 anos.
Os cientistas afirmam que os restos mortais foram encontrados durante escavações no sítio El Mirador em Atapuerca, Burgos, no norte da Espanha.
A adolescente, cujo corpo foi encontrado fossilizado no sítio El Mirador, em Atapuerca, poderia ser alguém que tinha uma importante posição social, devido aos ornamentos que possuía, difíceis de encontrar no interior da península.
É o que acredita Josep Maria Verges, responsável pelo sítio, e que acaba de apresentar o enterro feito durante a Idade do Bronze, há cerca de 4.500 anos atrás, de uma pessoa de 15 anos, do sexo feminino, que estava em posição fetal.
Esta é uma das primeiras descobertas importantes da campanha deste ano, que começou há uma semana, no enclave de Burgos.
O corpo estava ao lado de um moinho de pedra primitivo, adornado com um tipo de conchas, que são comuns nas zonas costeiras, mas que só poderiam ter chegado ao local de Atapuerca através de algum tipo de comércio ou troca, indicando que ela foi uma figura importante na comunidade.
Tradução: Carlos de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário