sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Restos de meteorito são encontrados em Cuba


Explorações científicas feitas em Cuba nos últimos 20 anos encontraram "as melhores mostras" de vestígios de um meteorito que teria causado a extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões.

Segundo o jornal cubano Granma publicou hoje, "as melhores mostras de rocha de toda a região do Caribe" se encontram em território cubano.

As pedras, que têm até 500 metros de espessura, foram encontradas principalmente nas regiões da Cordilheira de los Organos, na Serra del Rosario, em Pinar del Río e em pontos da província de Matanzas -- todas regiões localizadas no oeste do país.

As rochas contam com altos teores de irídio, um elemento químico muito raro no planeta Terra, mas abundante em corpos celestes.

Os restos do meteorito, que caiu na península de Yucatán, no México, teriam sido levados para Cuba pelas ondas causadas por um tsunami que, por sua vez, foi causado pela colisão.

De acordo com a teoria mais aceita, por conta da queda do meteorito, que calcula-se que tivesse de 6 a 14 quilômetros de espessura, uma nuvem de fumaça foi levantada impedindo que raios solares entrassem na Terra. Desta forma, toda a cadeia alimentar foi afetada, causando a extinção dos dinossauros.





Fonte:
UOL
Link

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...