sexta-feira, 20 de março de 2009

BRITÂNICOS CONSTROEM PEIXE ROBÔ PARA DETECTAR POLUIÇÃO



Um cardume de peixes robóticos que podem detectar a poluição nas águas será libertado no mar da Espanha, afirmaram cientistas britânicos na quinta-feira (19).

Os peixes, que tem cerca de 1,5 metros de comprimento, e se assemelham a carpas, serão equipados com detectores que identificam as fontes da poluição, como navios petroleiros ou produtos químicos na água.

Cinco dos robôs, no valor de cerca de 29.000 dólares cada, serão libertados no Golfo de Biscaia em Gijón, no norte da Espanha, como parte de um projeto conjunto de três anos entre o grupo BMT e pesquisadores da Universidade de Essex no sudeste da Inglaterra.

Os robôs, que tem uma bateria de oito horas e não precisam de controle remoto, iniciarão o trabalho em 18 meses.


"A esperança é que isso possa prevenir descargas potencialmente perigosas no mar como os vazamentos, que ficariam indubitavelmente piores com o passar do tempo se não localizados", disse o Professor Huosheng Hu da equipe da Universidade de Essex que está construindo o robô. Se for um sucesso, eles esperam que os peixes poderão ser utilizados em todo o mundo para evitar a propagação da poluição".



Fonte: Yahoo News

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...