sexta-feira, 24 de abril de 2009

Encontrados fósseis de répteis marinhos pré-históricos no sul do Chile


Os fósseis são de ictiossauros, grandes répteis marinhos com um aspecto de golfinhos, que viveram entre 245 e 90 milhões de anos atrás no que é agora a América, a Europa e a Ásia.

Trinta fósseis de répteis marinhos pré-históricos que viveram no sul do Chile foram encontrados por uma equipe de cientistas chilenos e alemães numa rocha abaixo da geleira Tyndall no Parque Nacional Torres del Paine.

Os ossos encontrados na superfície da rocha ficaram expostos devido à fusão gradual da geleira Tyndall, no Parque Nacional Torres del Paine, localizado na Patagônia chilena, no extremo sul do continente americano.

O cientista chileno Marcelo Leppe e o alemão Wolfgang Stinnesbeck participam deste projeto, que envolve o Instituto Antártico (INACH), a Corporação Nacional Florestal do Chile, o Museu Nacional de Karlshure e a Universidade de Heidelberg, na Alemanha.


90 milhões de anos atrás, houve o afundamento de uma parede submarina cuja profundidade abruptamente passou de cem a dois mil metros, mas pouco a pouco os movimentos tectônicos levantaram essa superfície acima do nível do mar.

"Estes ictiossauros mergulhavam nas profundezas em busca de suas presas sem perceber que poderiam morrer por falta de oxigênio. Eram então arrastados por uma nuvem de sedimentos depositados no fundo do oceano", explicou Stinnesbeck.

No início deste ano, os paleontólogos extrairam o primeiro esqueleto, que permanece embalado a espera de que as autoridades chilenas aprovem a fase final para levá-lo à Alemanha, onde será analisado, limpo e farão algumas réplicas.

O material voltará dentro de quatro anos para o Chile, como garantiu Marcelo Leppe, que explicou que existem poucos lugares tão ricos em fósseis, como este sitio, onde também encontraram restos de vegetação, árvores e grãos de pólen.


Fonte: Terra Chile/ El Mercurio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...