sábado, 6 de junho de 2009

A impressionante "Pompéia" dos trilobites gigantes



Os Trilobites são um dos mais conhecidos fósseis para aficionados e o público em geral. O que é difícil é encontrar um sitio como o que acaba de surgir em Portugal, em uma pedreira, perto da cidade de Aveiro.

É o maior e mais completo conjunto desses seres pré-históricos, e que tem os maiores espécimes já encontrados.



A descoberta foi feita por uma equipe internacional de paleontólogos liderados por pesquisadores do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

Estes artrópodes marinhos dominaram os mares da Terra durante 250 milhões de anos na época Paleozóica e tinham uma dimensão modesta.

Os restos não costumam ultrapassar 10 centímetros de comprimento. No entanto, os recém encontrados superam os 30 centímetros, e até mesmo chegam a 90, tornando-os os maiores fósseis de Trilobites encontrados até agora. O trabalho foi publicado na última edição da revista Geology.

Segundo o coordenador da pesquisa científica do CSIC Juan Carlos Gutiérrez Marco, "o excepcional é que os exemplares adultos se conservam completos e articulados, na Espanha e em Portugal, em rochas de idade comparável, temos apenas fragmentos e detritos de mudas de indivíduos maiores.

Especialistas relacionam o tamanho dos fósseis encontrados ao gigantismo polar observado em diferentes grupos de invertebrados durante o Ordoviciano, o período que se iniciou a cerca de 490 milhões de anos atrás e terminou há 443 milhões de anos.

O território ibérico estava localizado perto do que era então o pólo sul, e formava parte da plataforma marinha que circundava o desaparecido continente de Gondwana.

"Em um pequeno setor da plataforma marinha se formou um reservatório a salvo de correntes, que reteve água fria e pobre em oxigênio", explica Gutierrez Marco.

A flutuação dos níveis de oxigênio perto do fundo, asfixiou e preservou muitos Trilobites, surpreendidos com a morte quando se reuniam para mudar e reproduzir, ou quando se protegiam de predadores.

Gutiérrez Marco descreve o sitio como "uma pequena Pompéia de Trilobites", que morreram sufocados e deitados no mesmo lugar onde viveram."

Assim, alguns indivíduos foram encontrados enrolados em posição defensiva e outros morreram enquanto mudavam a carapaça, e conservam a velha muda ao lado do cadáver.

Isto permitiu aos pesquisadores instantâneos da vida dos Trilobites. O sitio pode ser visitado graças a abertura do Centro de Interpretação Geológica de Canelas.


Fonte: El Mundo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...