terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lagarta estranha chama atenção em sítio em Lages (SC)



Lagarta chamou atenção. (Foto: Kayque Chimilosk)


Foto: Sibelly Ribeiro


Uma espécie estranha chamou atenção em um sítio na localidade de Lages, em Santa Catarina. Em uma parreira de uvas, foi encontrada uma lagarta com formato curioso, que ganhou o apelido de "cobra lagarta".

Sibelly Ribeiro, de Lages fotografou a criatura que chamou a atenção de todos no sítio de seu pai, localizado na cidade de Salete (SC), no vale do Itajaí.

O biólogo Carlos Campaner, da Universidade de São Paulo (USP), esclarece o mistério: trata-se de uma lagarta de lepidóptero, conhecido popularmente como borboleta, da família Papilionidae.

O animal da foto foi achado em um parreiral, mas a espécie pode aparecer em outros ambientes. "É um bicho relativamente comum e pode ser encontrado em vários tipos de vegetação, como, por exemplo, abacateiros e mangueiras", explica o biólogo.


Fonte: G1/Terra


24 comentários:

Claídes.ee disse...

Também encontrei uma lagarta parecida com esssa, em um limoeiro, aqui em Santa Izabel do Oeste, Sudoeste do Paraná. O estranho é que a língua dela é igual a de uma cobra, e quando eu mexia nela, punha a lingua pra fora, como uma cobrinha.

Renato Emanuel disse...

E eu encontrei uma aqui em São José dos Campos-SP. Vou te dizer uma coisa... é feio pra caramba!!!! rsrs

Unknown disse...

também encontrei aqui em Santa Maria-RS em um parreiral

Unknown disse...

Encontrei muitas no meu parreral em Sete lagoas-MG, será que tem queima?

Unknown disse...

Encontrei no meu parede aqui em Sete lagoas - MG, será que queima?

Unknown disse...

Linda camuflagem, serve para confundir e afastar os predadores.

thiano leite disse...

encontrei na parreira de minha casa aqui em Alegrete - RS

Unknown disse...

Achei duas juntas aqui no Novo Mundo Goiânia

Unknown disse...

Encontrei uma hoje no meu pé de uva o pé re uva naceu Em cima do meu muro a tava cortando ele para por ele no pareral e quase no final do trabalho encontrei e chamei meu avô a falei que tinha encontrado uma cobra que se tratava-se e uma Cascavel kkk ai no que fui retirar eu vi que era uma largada mais conhecida como mandruva

Unknown disse...

Olá! Achei uma lagarta dessa no quintal de casa. No fundo de casa Tenho uma parreira de uva, uma mangueira e um pé de limão. Gostaria de saber se esse tipo de lagarta traz alguma doença, pois tenho crianças em casa? Obrigado.

Carlos de Castro disse...

http://hypescience.com/13-lagartas-toxicas-que-voce-nao-deve-tocar/

Cesar Crash disse...

Só que o biólogo consultado está enganado. Esta lagarta é Sphingidae, não Papilionidae: http://www.insetologia.com.br/2015/08/lagarta-serpente-eumorpha-em-sao-paulo.html Elas não expõem a "língua" (osmetério) como as Papilionidae.

Unknown disse...

Bom dia sou de Alegrete RS achei um bicho desses aqui no muro de casa, eu gostaria de saber si este tipo de bicho queima?

Unknown disse...

Tem aqui no meu quintal estou preocupada e venenosa

Unknown disse...

Encontrei aqui em patrocínio paulista sp

Anônimo disse...

Achei uma dessa no pé de uva na casa da minha mãe, em São Paulo,Jabaquara à 2 anos atrás, perguntei p várias pessoas ninguém sabia q bicho q era descobri hj é bem estranha.

Unknown disse...

Uau quase vizinhos difícil achar alguém da mesma cidade tbm achei uma em senador Canedo a princípio pensei ser uma cobra

Unknown disse...

Tenho uma no meu limoeiro estou esperando ela se transformar.tenho tb uma lagarta_aranha que já está se transformando. Vera SP. Aeroporto de Congonhas.

Unknown disse...

Encontrei uma igual em Tuntum no Maranhão,

Gilmairon disse...

Encontrei uma dessas hoje no pé de uva que temos aqui em casa em Parauapebas no Pará . Fiquei muito assustado e com medo de ser venenosa. Gostaria de ter mais informações sobre ela.

Unknown disse...

encontrei uma na grama de casa em Porto Belo SC,o susto foi grande achei que era uma cobra. mas muito linda e se transforma numa belíssima borboleta.

Unknown disse...

Encontrei no quintal um aninal assim feio mesmo

Unknown disse...

Acabei de fotografar uma no meu quintal. Em Paraisópolis Minas Gerais. Muito feia. Da medo.

Unknown disse...

Olá eu sou de Apiaca no Espírito Santo e achei uma dessa no Meu pé de tangerina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...